Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Em relação às hérnias da região inguinofemoral, pode-se afirmar que:

A
O uso de reparo anterior sem o uso de tela de polipropileno, apesar de seu alto índice de recidiva, deve ser considerado em casos de estrangulamento com ressecção intestinal.
B
Pelo baixo índice de encarceramento, as hérnias femorais podem ser manejadas apenas com conduta expectante.
C
A técnica de Lichtenstein é a mais utilizada atualmente, pois a tela é colocada de forma a ocluir todo o orifício miopectíneo, prevenindo o surgimento de hérnias femorais.
D
Hérnias com grande volume de alças em seu interior e com anel herniário alargado são as que mais comumente apresentam estrangulamento.
E
Em mulheres, as hérnias femorais são mais frequentes que as hérnias inguinais.
Marcos, 20 anos, há dois anos, vem apresentando mudança de comportamento, começou a ter retraimento social, deixou de estudar, ficava recluso no seu quarto, sem conversar com familiares e não saía de casa. Referia ter desconfiança dos vizinhos, achava que o olhavam de modo estranho. Dizia que o estavam filmando e que seus pensamentos estavam sendo transmitidos. Dizia que o vizinho estava praticando vodu e ouvia vozes em sua casa, que o acusavam e o ameaçavam. Nega uso de álcool, embora tenha usado maconha ocasionalmente aos 15 anos. O exame físico não revelou anormalidades e todos os testes sanguíneos foram normais. Ao exame do estado mental apresenta afeto embotado, anedonia, abulia, irradiação do pensamento, delírio de controle e alucinações auditivas. Sua fala tem velocidade, ritmo e tom normais. O diagnóstico deste caso é de:
Os achados laboratoriais típicos da leishmaniose visceral (calazar) são:
O teste do Coraçãozinho agora é um exame obrigatório na triagem neonatal. Deve ser realizado após 24 horas de vida e antes da alta hospitalar. Visa afastar cardiopatias congênitas críticas, tais como:
Rogério,12 anos, foi vítima de atropelamento, tendo sofrido trauma torácico. Posteriormente, observou-se a “Tríade de Beck” (turgência jugular, queda da pressão arterial e abafamento de bulhas cardíacas), caracterizando um quadro de:
Compartilhar