Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Otorrinolaringologia

Em relação às infecções de vias aéreas superiores (IVAS), marque verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Os expectorantes mucolíticos não estão indicados no tratamento da rinofaringite aguda ( ) As amigdalites virais costumam cursar com plena adenopatia cervical anterior e submandibular ( ) Nas crianças, até 5 anos de idade, quando fazem sinusite, o seio mais comprometido é o frontal; por este motivo geralmente a cefaleia frontal acompanha o quadro ( ) No tratamento da laringite, o corticoide auxilia na diminuição do edema, portanto é indicado em todos os casos ( ) A droga de escolha para o tratamento da otite média aguda supurativa é cefalosporina de terceira geração, pela gravidade do caso Marque a opçao que corresponde a sequencia CORRETA de cima para baixo:

A
F, V, V, F, V
B
V, V, V, F, F
C
F, F, F, V, F
D
V, F, F, V, V
E
V, F, F, F, F
Mãe leva o filho de quatro meses à consulta no posto de saúde e relata que ele apresentou crise convulsiva tônico-clônica logo após ser vacinado aos dois meses. Ela está preocupada e solicita orientação, pois ele irá ser vacinado novamente. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que contém a orientação solicitada.
Paciente masculino, de 48 anos de idade, proveniente da Bahia, é admitido em um hospital geral do Distrito Federal, com hematêmese. Sua pressão arterial é de 90/60 mmHg. O exame físico apresenta esplenomegalia e ascite, e o hematócrito inicial é de 26%. Nega o uso de álcool, porém, refere banhos em lagoa na adolescência e de conhecer o caramujo. A sucção por sonda nasogástrica resultou em 300 ml de sangue fresco. Após as reposições iniciais, esse homem deveria ser submetido a:
Mulher de 52 anos de idade, obesa, multípara, tem diagnóstico prévio de cálculo biliar. Dá entrada em pronto-socorro com dor abdominal em região epigástrica, náuseas e vômitos. A dosagem de amilase sérica está elevada em quatro vezes o valor normal. No momento da admissão, apresenta os seguintes critérios de Ranson, que apontam para um pior prognóstico, exceto.
Primigesta é internada em trabalho de parto espontâneo com 4 cm de dilatação cervical. Após 3 horas de evolução, recebeu analgesia com bloqueio combinado raquiperidural, quando apresentava dilatação cervical de 7 cm. Após mais 3 horas, toque vaginal revela fino rebordo de colo uterino no lábio anterior, feto em apresentação cefálica com a sutura sagital alinhada no diâmetro ânteroposterior do estreito inferior, no plano +3 de De Lee, com batimentos cardíacos fetais basais de 105 bpm, chegando a 68 bpm em cada contração, com saída espontânea de líquido meconial espesso. No momento, a frequência de contrações espontâneas é 5 por minuto. Conduta indicada:
Compartilhar