Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Uma multípara de 45 anos está grávida de 32 semanas. É hipertensa crônica e usa metildopa 2g ao dia. Chega ao hospital queixando-se de cefaléia intensa, escotomas, epigastralgia e tontura. Ao exame físico: edema generalizado, PA: 185X115 mmHg, BCF 158bpm, sem contrações uterinas. A melhor conduta será:

A
Cesareana de imediato pelo risco de convulsão.
B
Sulfato de Magnésio seguido de interrupção da gravidez conforme condições obstétricas.
C
Sulfato de magnésio seguido de cesareana.
D
Nifedipina sublingual, seguido de cesareana.
E
Nifedipina sublingual, corticoterapia e cesareana 24 horas após.
Um paciente de 60 anos é portador de doença ulcerosa péptica gástrica de longa data. Já realizou mais de 15 endoscopias nos últimos 30 anos. Apresentou um episódio de hemorragia digestiva alta por úlcera gástrica há 02 anos. Há 20 dias realizou uma nova endoscopia que evidenciou uma nova úlcera pré-pilórica. A biópsia foi negativa para neoplasia e para a coloração de giemsa. Sua dosagem sérica de gastrina está normal. O paciente deseja realizar uma cirurgia com menor risco de recidiva. A melhor escolha do seu médico é:
Pacientes portadores de tumores pancreáticos, cistoadenomas epidimários, feocromacitomas e cistos renais bilaterais. Qual o diagnóstico da síndrome endócrina hereditária:
Causa de pancreatite aguda necro-hemorrágica em paciente renal crônico em diálise.
Paciente encontrado após tentativa de suicídio por enforcamento com o corpo em suspensão completa, em ponto fixo por meio de um laço que constringe o pescoço. Paciente apresentava congestão crânio-facial, sufusões hemorrágicas nas conjuntivas, máscara equimótica e protrusão da língua. Qual é a fratura típica do enforcado?
Compartilhar