Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Uma multípara de 45 anos está grávida de 32 semanas. É hipertensa crônica e usa metildopa 2g ao dia. Chega ao hospital queixando-se de cefaléia intensa, escotomas, epigastralgia e tontura. Ao exame físico: edema generalizado, PA: 185X115 mmHg, BCF 158bpm, sem contrações uterinas. A melhor conduta será:

A
Cesareana de imediato pelo risco de convulsão.
B
Sulfato de Magnésio seguido de interrupção da gravidez conforme condições obstétricas.
C
Sulfato de magnésio seguido de cesareana.
D
Nifedipina sublingual, seguido de cesareana.
E
Nifedipina sublingual, corticoterapia e cesareana 24 horas após.
A Hérnia de Littré é a presença do:
Com relação ao tubo digestivo, às suas glândulas anexas e às patologias que acometem esses sistemas, julgue o item subsequente. O divertículo de Meckel pode ser acometido por uma úlcera péptica.
Um paciente de vinte anos de idade, compareceu a uma unidade básica de saúde informando apresentar, havia três meses, tosse e chiados no peito os quais vêm se agravando progressivamente. Esse quadro tem se manifestado em associação com rinorreia e prurido nasal. O exame físico mostrou edema de cornetos nasais e sibilos expiratórios em ambas as regiões infraescapulares. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir. Os sintomas apresentados pelo referido paciente e o exame do nariz dão margem ao diagnóstico de rinite alérgica.
Paciente de 74 anos, asmático, dá entrada na emergência com dispneia. Refere ao médico que tem glaucoma e que vem tendo dificuldade de controlar a pressão intraocular nos últimos meses. Por esse motivo, a droga de uso inalatório, via nebulização, que deverá ser EVITADA é:
Compartilhar