Em relação às infecções do trato superior NÂO se pode afirmar:
A
São usualmente autolimitadas e embora causem pouca mortalidade e morbidades graves, causam considerável absenteísmo, desconforto e custos médicos .
B
Os antibióticos previnem as complicações não supurativas da faringite por estreptococo beta-hemolítico comparados ao não uso de antibióticos
C
Quanto à etiologia dentre os agentes infecciosos incluem-se inúmeros vírus e diversas bactérias. A transmissão se dá principalmente pelo contato mão a mão, com a passagem subsequente às narinas ou aos olhos, em vez de comumente percebido, pelas gotículas no ar.
D
Dentre os sintomas apresentados pela maioria dos pacientes estão principalmente a dor de garganta, a tosse seguida de fadiga .
E
Dentre os patógenos usuais na sinusite bacteriana aguda, encontram-se o estreptococcus pneumoniae e o staphilococcus aureus.
Outras questões
Homem portador de câncer de próstata com metástase óssea disseminada procura serviço de pronto atendimento com quadro de dor óssea de forte intensidade, difusa. Seu médico já receitou uso contínuo de paracetamol e de anti-inflamatório não hormonal (AINH), com persistência da dor, apesar das medicações. A conduta deve ser:
Primigesta, com 35 semanas de gestação, chega ao pronto-socorro, em choque hipovolêmico, com quadro de coagulopatia e ausência de batimentos cardíacos fetais. Ao exame especular verifica-se discreto sangramento escuro. A hipótese diagnóstica clínica é:
Considerando o quadro clínico de uma paciente de 28 anos de idade que possui nódulo tireoidiano de 1,5 cm com diagnóstico de carcinoma bem diferenciado, assinale a opção correta.
Com relação ao quadro clínico de um paciente de 33 anos de idade, que se queixa de dor intensa do abdome superior nas últimas 6 horas, associada a náuseas e vômitos e aos sinais de Grey Turner e de Cullen, assinale a opção correta.