Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Infectologia

Otorrinolaringologia

Doenças Respiratórias

Em relação às infecções do trato superior NÂO se pode afirmar:

A
São usualmente autolimitadas e embora causem pouca mortalidade e morbidades graves, causam considerável absenteísmo, desconforto e custos médicos .
B
Os antibióticos previnem as complicações não supurativas da faringite por estreptococo beta-hemolítico comparados ao não uso de antibióticos
C
Quanto à etiologia dentre os agentes infecciosos incluem-se inúmeros vírus e diversas bactérias. A transmissão se dá principalmente pelo contato mão a mão, com a passagem subsequente às narinas ou aos olhos, em vez de comumente percebido, pelas gotículas no ar.
D
Dentre os sintomas apresentados pela maioria dos pacientes estão principalmente a dor de garganta, a tosse seguida de fadiga .
E
Dentre os patógenos usuais na sinusite bacteriana aguda, encontram-se o estreptococcus pneumoniae e o staphilococcus aureus.
Em relação à crise convulsiva febril, estão corretas as assertivas abaixo, EXCETO que:
Um recém-nascido a termo, raça negra, Apgar de 9 e 10, apresenta, ao exame físico inicial, máculas hiperpigmentadas e pústulas em face e tronco. Não há relato de intercorrências durante a gestação, o parto foi vaginal e a bolsa rompeu 1h antes do parto. O RN encontra-se ativo e apresenta boa sucção. A hipótese mais provável é:
Com relação à retinopatia diabética, pode-se afirmar que:
Lactente de 8 meses é levada ao Pronto Socorro devido quadro de irritabilidade e febre alta há 3 dias. A mãe informa que, há cerca de uma semana, o lactente parece resfriado e houve piora significativa nos últimos dias. O exame físico revela abaulamento de membrana timpânica a esquerda e tumefação dolorosa retroauricular homolateral. A conduta neste caso é:
Compartilhar