Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Infectologia

Otorrinolaringologia

Doenças Respiratórias

Em relação às infecções do trato superior NÂO se pode afirmar:

A
São usualmente autolimitadas e embora causem pouca mortalidade e morbidades graves, causam considerável absenteísmo, desconforto e custos médicos .
B
Os antibióticos previnem as complicações não supurativas da faringite por estreptococo beta-hemolítico comparados ao não uso de antibióticos
C
Quanto à etiologia dentre os agentes infecciosos incluem-se inúmeros vírus e diversas bactérias. A transmissão se dá principalmente pelo contato mão a mão, com a passagem subsequente às narinas ou aos olhos, em vez de comumente percebido, pelas gotículas no ar.
D
Dentre os sintomas apresentados pela maioria dos pacientes estão principalmente a dor de garganta, a tosse seguida de fadiga .
E
Dentre os patógenos usuais na sinusite bacteriana aguda, encontram-se o estreptococcus pneumoniae e o staphilococcus aureus.
MCR, freira de 72 anos, branca, asmática com história de uso crônico e intermitente de corticoides, hipertensa em uso de enalapril e hidroclortiazida, com Índice de Massa Corporal (IMC) de 19 Kg/m², sedentária, nuligesta, menopausa aos 46 anos e que nunca fez terapia de Reposição Hormonal. MCR foi submetida a exame de densilometria óssea com os seguintes resultados: ¾ Densidade Mineral Óssea (DMO) de L1-L4 de menos 3,7 desvios-padrão em relação à curva de massa óssea ajustada para adultos jovens e menos 2,9 desvios-padrão em relação à curva de massa óssea ajustada para a mesma idade, peso e sexo. 3/4 DMO de colo femoral de menos 1,4 desvios-padrão em relação à curva de massa óssea ajustada para adultos jovens e menos 1,0 desvios-padrão em relação à curva de massa óssea ajustada para a mesma idade, peso e sexo. Quanto ao diagnóstico densitométrico, pode-se afirmar que a paciente tem:
Gestantes portadoras da doença de Von Willebrand podem apresentar hemorragia uterina pós-parto. Além das medidas tocológicas a serem tomadas para coibir o sangramento, a infusão venosa mais adequada neste momento para estas pacientes é de:
O marcador sorológico detectado em crianças que receberam vacina de Hepatite B é:
As alterações encontradas em uma criança com desnutrição tipo marasmo são:
Compartilhar