Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Infectologia

Otorrinolaringologia

Doenças Respiratórias

Em relação às infecções do trato superior NÂO se pode afirmar:

A
São usualmente autolimitadas e embora causem pouca mortalidade e morbidades graves, causam considerável absenteísmo, desconforto e custos médicos .
B
Os antibióticos previnem as complicações não supurativas da faringite por estreptococo beta-hemolítico comparados ao não uso de antibióticos
C
Quanto à etiologia dentre os agentes infecciosos incluem-se inúmeros vírus e diversas bactérias. A transmissão se dá principalmente pelo contato mão a mão, com a passagem subsequente às narinas ou aos olhos, em vez de comumente percebido, pelas gotículas no ar.
D
Dentre os sintomas apresentados pela maioria dos pacientes estão principalmente a dor de garganta, a tosse seguida de fadiga .
E
Dentre os patógenos usuais na sinusite bacteriana aguda, encontram-se o estreptococcus pneumoniae e o staphilococcus aureus.
Uma jovem de 18 anos é trazida ao pronto-socorro devido ao início súbito de dor torácica com irradiação atípica. Ela está agitada e chorando muito. Refere sensação de morte iminente. A pressão arterial é de 125 x 80 mmHg, a frequência cardíaca de 115 bpm e a frequência respiratória de 28 irpm, com uma saturação de 100% em ar ambiente. Foi realizado um eletrocardiograma que demonstrou taquicardia sinusal. Os familiares informam que este não é o primeiro episódio, tendo ocorrido cinco outros nos últimos dois meses, com investigação inconclusiva nas crises anteriores. Diante desse quadro, você orienta os familiares que, provavelmente, se trata de:
Homem de 55 anos com sobrepeso (IMC: 28,5 kg/m2) e quadro de resistência insulínica tratado com metformina, apresenta história de dor na parte posterior da coxa direita que se estende até a panturrilha, às vezes associada à sensação de entorpecimento da perna e hálux. À manobra de Laségue, apresenta dor com 30° de flexão. Assinale o diagnóstico mais provável baseado no conjunto de dados acima:
Recém-nascido, peso de 4.020 g, nascido de parto vaginal, com extração difícil na hora do parto, apresenta membro superior direito em adução e rotação interna do braço e pronação do antebraço. O reflexo de Moro é ausente deste lado e a preensão palmar é preservada. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Em relação à analgesia pós-operatória podemos afirmar, EXCETO:
Compartilhar