Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

Em relação as infecções do trato urinário na mulher, assinale a afirmativa correta:

A
A gravidez é um dos estados na mulher que mais propicia ITU, devido a alterações fisiológicas do organismo materno.
B
A gestante também é mais acometida por enterobactérias, sendo na grávida a principal delas o enterobacter sp, seguido pela escherichia coli.
C
A nitrofurantoina de 12 / 12 horas por 7 dias é boa opção terapêutica na gestante, conforme a sensibilidade ao antibiograma.
D
Embora na sua grande maioria sejam causadas pelo mesmo agente, na mulher jovem a ITU costuma complicar mais que na idosa ( pielonefrite - sépsis ).
E
Na menopausa o tratamento de bacteriúria assintomática, assim como na grávida previne infecções mais severas e deve ser realizado sempre que possível.
Mulher de 35 anos encontra-­se convalescente de uma pneumonia por mycoplasma. Desenvolveu uma astenia importante. Sua hemoglobina é de 9,0 g/dL e seu VCM é 110. Qual dos seguintes é o melhor teste para determinar se o paciente tem uma anemia hemolítica?
Assinale (V) para alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS: ( ) Uma gestante HIV positivo, linfócitos TCD4 + de 180 cel/mm³, que faz todas as orientações propostas e chega ao final da gestação com Carga Viral para HIV indetectável, está liberada para amamentar seu bebê. ( ) Um paciente HIV positivo em seu primeiro esquema de tratamento com antiretrovirais, assintomático, pode ser recomendado a fazer suspensões temporárias dos antirretrovirais, não implicando na eficácia do tratamento a longo prazo. ( ) Um paciente HIV positivo assintomático com TCD4+ = 500 células/mm³ e carga viral = 250.000 cópias/ml enquadra-se nos critérios de início de terapia com antirretrovirais conforme consenso brasileiro atual. ( ) Um paciente HIV positivo assintomático, com TCD4+ = 300 células/mm³ e carga viral = 50.000 cópias/ml enquadra-se nos critérios de início de terapia com antirretrovirais conforme consenso brasileiro atual. ( ) Um paciente HIV positivo, com cândida esofágica grave, TCD4+ = 190 células/mm³ e carga viral = 5.300 cópias/ml, enquadra-se nos critérios de início de terapia com antirretrovirais conforme consenso brasileiro atual. A sequência CORRETA está na alternativa:
São alterações fisiológicas durante a gestação:
Qual das situações abaixo pode indicar mau prognóstico em uma criança com glomerulonefrite difusa aguda (GND) no 4° mês de evolução?
Compartilhar