Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em relação às manifestações extraintestinais articulares na doença inflamatória intestinal, é correto afirmar:

A
São o segundo tipo mais comum de manifestação extraintestinal, perdendo apenas para as cutâneas.
B
São mais comuns em homens que em mulheres.
C
Na doença de Crohn, os pacientes com comprometimento cólico estão em risco maior do que aqueles com doença isolada do delgado.
D
As artrites precisam ser confirmadas com a positividade do fator LE e anticorpo antinuclear.
E
Essas artropatias estão sempre associadas à atividade da doença.
No tratamento do paciente com fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso, o antiarrítmico de primeira escolha é:
A coarctação da aorta costuma estar associada a outros defeitos congênitos, cardíacos ou vasculares. Dentre as anormalidades associadas, assinale a mais frequente, e que costuma apresentar repercussão hemodinâmica na evolução tardia dos pacientes portadores de coarctação da aorta corrigida.
Primigesta de 17 anos chega à emergência da maternidade com 36 semanas, PA 170 x 110 mmHg, cefaleia e escotomas cintilantes. FCF 144 bpm. Durante o exame físico apresenta episódio convulsivo tonicoclônico generalizado. Indique a conduta imediata mais adequada a ser tomada.
Paciente 19 anos, solteira, relata dor pélvica há 3 dias, de início súbito. Ao exame: T 39,5°C, abdome difusamente doloroso à palpação, sem sinais de irritação peritoneal; toque vaginal com dor à mobilização uterina e massa anexial palpável em fundo de saco lateral esquerdo. Qual o melhor esquema terapêutico para o caso acima?
Compartilhar