Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Pneumologia

Nefrologia

Reumatologia

Em relação às nefropatias associadas às doenças sistêmicas, é CORRETO afirmar que:

A
A amiloidose cursa com síndrome nefrótica e os rins são aumentados de volume.
B
O lúpus eritematoso sistêmico apresenta apenas manifestações nefríticas. A presença de síndrome nefrótica é incomum.
C
A hepatite C, ao contrário da hepatite B, não causa lesão renal.
D
O carcinoma broncogênico está associado ao aparecimento de glomerulopatia membranoproliferativa.
Homem, 27 anos, vem à consulta médica, referindo alucinações auditivas há um ano e dificuldade em realizar suas atividades diárias. Mostra-se agitado, confuso e tem o afeto embotado. Feito o diagnóstico pelo seu médico, qual o fármaco escolhido para dar início ao tratamento?
Roberto tem 7 anos e vem ao ambulatório trazido pela avó por apresentar tosse crônica, produtiva, principalmente matinal e história de infecções sinopulmonares de repetição. Ao exame detectam-se crepitações em bases pulmonares e situs inversus totalis. A TC de tórax identificou bronquiectasias no lobo médio e nos lobos inferiores. Considerando a principal suspeita diagnóstica de Roberto, o dado que na investigação complementar sugere esta hipótese é:
Com relação à cianose da criança em cardiopatia congênita é, correto afirmar:
Criança de sete anos de idade, com traumatismo de crânio após queda é admitida na emergência do Hospital Ferreira Machado com respirações irregulares e 4 pontos pela avaliação através da escala de coma de Glasgow. Qual deve ser a medida prioritária na abordagem deste paciente?
Compartilhar