Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hepatologia

Em relação às pacientes com colelitíase sintomática é correto afirmar:

A
Colecistite enfisematosa deve ser operada em regime de urgência.
B
Colecistectomia não é segura nos dois primeiros trimestres da gestação.
C
Diabéticos devem evitar a cirurgia em função do risco de complicações, principalmente infecciosas.
D
Colecistectomia laparoscópica é mais segura que aberta em pacientes com baixa de reserva pulmonar ou cardíaca.
E
O manejo da colecistite aguda que tem melhores resultados prevê tratamento clínico nas primeiras 3 semanas com colecistectomia imediatamente após.
No que se refere à importância do aleitamento materno para a saúde do recém-nascido, identifique a alternativa correta.
Um executivo, com 66 anos de idade, procura assistência devido à perda de memória. Exceto pela necessidade de listar o que pretende comprar no supermercado, permanece completamente funcional A hipertensão controlada com enalapril e hidroclorotiazida, sem outras comorbidades, exame físico normal, pra miniexame do estado mental com escore de 27 em 30, pontuação perdida na avaliação da memória verbal de curto prazo. A melhor hipótese diagnóstica, considerando apenas os dados fornecidos é de
Em relação às esplenectomias, são feitas as observações abaixo: I. O abscesso subfrênico esquerdo é a complicação intra-abdominal mais comum pós-esplenectomia; II. A fístula pancreática pós-esplenectomia é decorrente, na maioria das vezes, de lesões ocorridas na cauda do pâncreas e são mais frequentes que as fístulas gástricas; III. O principal mecanismo para o aparecimento das fístulas gástricas pós-esplenectomia é a inclusão da parede gástrica no momento da ligadura dos vasos curtos; IV. A trombose das grandes veias esplâncnicas ligadas ao sistema porta é uma das complicações com maior potencial de mortalidade. Dessas observações, podemos afirmar que:
Qual das drogas abaixo é um opiáceo com particularidades especiais, pois além da ação sobre os receptores mi, kappa e delta, tem ação inibitória da captação de noradrenalina e serotonina, que potencializa a ação opiácea? Pode ser prescrita por via oral, subcutânea, intravenosa e retal.
Compartilhar