Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Em relação às patologias gástricas, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Nos portadores de pólipos gástricos com mais de 2 cm, sésseis, em que a ressecção endoscópica não é possível, existe indicação de ressecção cirúrgica.
B
A presença de uma hérnia paraesofágica é uma indicação para o reparo cirúrgico, devido às elevadas taxas de complicações dessa situação.
C
A síndrome de dumping precoce é decorrente da passagem rápida do quimo para o jejuno proximal e da rápida absorção de glicose; a hiperglicemia promove liberação acentuada de insulina, que causa hipoglicemia.
D
Na maioria dos casos, os divertículos gástricos são assintomáticos e não requerem tratamento.
E
São consideradas situações pré-malignas para o desenvolvimento de carcinoma gástrico: adenoma gástrico, hipocloridria, gastrite crônica, “status” pós-gastrectomia e infecção por Helicobacter pylori.
Trombofilia é um estado adquirido ou hereditário, que altera os mecanismos normais de hemostasia, predispondo o indivíduo à ocorrência de trombose venosa ou arterial. Qual alternativa abaixo contém apenas exames que podem ser solicitados na investigação das trombofilias, na vigência da trombose ou em anticoagulação, sem sofrer interferência na acurácia dos resultados?
Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale a alternativa correta:
A portaria 1.160/2006 do Ministério da Saúde definiu o sistema MELD (Model for End-stage Liver Desease) como critério para seleção de receptores de fígado de cadáver. Esta recente mudança trouxe maior agilidade no transplante de fígado nos pacientes mais graves. Sobre o transplante hepático e o Sistema MELD, assinale a alternativa incorreta.
Um cardiologista examina um adolescente e suspeita, a partir da ausculta cardíaca, de prolapso da válvula mitral. O médico provavelmente auscultou um sopro:
Compartilhar