Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Em relação às patologias gástricas, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Nos portadores de pólipos gástricos com mais de 2 cm, sésseis, em que a ressecção endoscópica não é possível, existe indicação de ressecção cirúrgica.
B
A presença de uma hérnia paraesofágica é uma indicação para o reparo cirúrgico, devido às elevadas taxas de complicações dessa situação.
C
A síndrome de dumping precoce é decorrente da passagem rápida do quimo para o jejuno proximal e da rápida absorção de glicose; a hiperglicemia promove liberação acentuada de insulina, que causa hipoglicemia.
D
Na maioria dos casos, os divertículos gástricos são assintomáticos e não requerem tratamento.
E
São consideradas situações pré-malignas para o desenvolvimento de carcinoma gástrico: adenoma gástrico, hipocloridria, gastrite crônica, “status” pós-gastrectomia e infecção por Helicobacter pylori.
Paciente de 75 anos, sexo masculino, procurou serviço médico por estar apresentando uma discreta fraqueza há 6 meses, sem outras queixas. No exame físico, apresentava-se descorado +/4+, fígado palpável a 3 cm do RCD e baço palpável a 13 cm do RCE sem outros achados. Exames laboratoriais: Hemograma com Hb 10,0 g/dl HT=30% VCM=87 u³. Leucócitos de 3.000-0-0-3-60-2-0-33-2, Plaquetas 550.000/mm³. Função Renal e Hepática normal. Ácido Úrico=11,0. Endoscopia Digestiva Alta dentro da normalidade. USG de Abdômem presença de esplenomegalia maciça. Mielograma com medula hipocelular com dificuldade na punção. Biópsia de medula óssea: hipercelular, com proliferação megacariocítica, com fibras reticulínicas. Estudo citogenético-ausência de translocação 9;22. O quadro clínico acima sugere Mielofibrose Idiopática. Qual das assertivas abaixo auxiliaria no diagnóstico?
Gestante de 37 anos, com data da última menstruação em 28 de julho de 2008 chega ao consultório para primeira consulta pré-natal, no dia 30 de outubro de 2008, referindo ter dois filhos nascidos por parto normal e ter realizado uma curetagem por abortamento. Refere que o primeiro filho nasceu pesando 2400 gramas com 39 semanas de gestação. O segundo pesou, ao nascer, com 33 semanas de gestação, 2100 gramas, após duas semanas internada com a “bolsa rota” e sem contrações. Com base no texto, escolha a alternativa que refira, respectivamente, número de gestações e paridade:
O sulfato de magnésio é a droga de escolha para o controle das crises convulsivas ocorridas na eclâmpsia. Assinale a alternativa correta em relação a essa droga.
Na doença celíaca, o padrão ouro para seu diagnóstico é a biópsia intestinal que demonstra atrofia vilositária da mucosa jejuno-ileal, limitando a absorção de nutrientes. Na orientação nutricional específica, preconiza-se:
Compartilhar