Em relação às patologias gástricas, assinale a alternativa INCORRETA.
A
Nos portadores de pólipos gástricos com mais de 2 cm, sésseis, em que a ressecção endoscópica não é possível, existe indicação de ressecção cirúrgica.
B
A presença de uma hérnia paraesofágica é uma indicação para o reparo cirúrgico, devido às elevadas taxas de complicações dessa situação.
C
A síndrome de dumping precoce é decorrente da passagem rápida do quimo para o jejuno proximal e da rápida absorção de glicose; a hiperglicemia promove liberação acentuada de insulina, que causa hipoglicemia.
D
Na maioria dos casos, os divertículos gástricos são assintomáticos e não requerem tratamento.
E
São consideradas situações pré-malignas para o desenvolvimento de carcinoma gástrico: adenoma gástrico, hipocloridria, gastrite crônica, “status” pós-gastrectomia e infecção por Helicobacter pylori.
Outras questões
Criança com 6 anos de idade submetida eletivamente à enterectomia segmentar com entero-entero anastomose termino-terminal em dois planos por divertículo de Meckel apresenta febre nas primeiras 48 horas do período pós operatório. A causa mais provável da febre é:
A rinite é qualquer processo inflamatório da mucosa nasal. Quando ela é eosinofílica e mediada pela imunoglobulina IgE, é chamada rinite alérgica. Primeiramente, ela é promovida por um mecanismo de sensibilização e posteriormente é desencadeada por contatos subsequentes, através de uma resposta imune. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao realizar uma cirurgia de hérnia inguinal, o cirurgião encontrou um divertículo de Meckel dentro do saco herniário. Essa hérnia é denominada como:
Paciente apresentou hemorragia digestiva alta limitada, sem repercussões hemodinâmicas. Ele possui história pregressa de DRGE e correção de aneurisma de aorta abdominal realizada há um ano. EDA mostrou evidência de sangramento não ativo em quarta porção duodenal. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é de: