Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Em relação às patologias gástricas, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Nos portadores de pólipos gástricos com mais de 2 cm, sésseis, em que a ressecção endoscópica não é possível, existe indicação de ressecção cirúrgica.
B
A presença de uma hérnia paraesofágica é uma indicação para o reparo cirúrgico, devido às elevadas taxas de complicações dessa situação.
C
A síndrome de dumping precoce é decorrente da passagem rápida do quimo para o jejuno proximal e da rápida absorção de glicose; a hiperglicemia promove liberação acentuada de insulina, que causa hipoglicemia.
D
Na maioria dos casos, os divertículos gástricos são assintomáticos e não requerem tratamento.
E
São consideradas situações pré-malignas para o desenvolvimento de carcinoma gástrico: adenoma gástrico, hipocloridria, gastrite crônica, “status” pós-gastrectomia e infecção por Helicobacter pylori.
Você atende na emergência uma criança de 24 meses de idade com convulsão febril clinicamente bem caracterizada. Para afastar a possibilidade de infecção do sistema nervoso central, a decisão de realizar punção lombar está CORRETA em qual das situações abaixo?
Nos acidentes que envolvem as mãos, é frequente a ocorrência de fratura dos metacarpianos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
A literatura demonstra que a litíase urinária afeta a população em uma proporção de três homens para cada mulher na faixa etária de 20 a 50 anos de idade. Acerca da litíase renal, assinale a assertiva correta:
Parturiente admitida em maternidade com quadro de sangramento, por provável descolamento de placenta. Realizada cesárea de urgência com recém-nascido banhado em mecônio espesso, Apgar 1 e 3, reanimado em sala de parto, desenvolvendo desconforto respiratório grave, cianose, palidez e convulsões, o quadro acima descrito se deve principalmente a:
Compartilhar