Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Em relação as Pneumonias Comunitárias na infância, esta correto afirmar:

A
Nos lactentes ate 2 meses de idade os agentes etiológicos mais prováveis são: Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae.
B
O achado radiológico de infiltrado intersticial pulmonar sugere etiologia bacteriana.
C
A frequência respiratória elevada principalmente em lactentes é um sinal clinico precoce de grande sensibilidade para pneumonia.
D
Os fatores de risco para pneumonia dependem exclusivamente das condições ambientais em que reside o paciente.
E
No tratamento de pneumonias consideradas atípicas ( Mycoplasma pneumoniae ) esta contra-indicado a utilização de macrolídeos.
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido à importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da Pressão Venosa Central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 ml. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dl, ureia plasmática = 110 mg/dl, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, Fração Excretada de Sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de Eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Há indicação de substituição da função renal do paciente em tela por meio de técnicas dialíticas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. A prova tuberculínica (PPD) não deve ser realizada em indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), devido ao elevado índice de complicações decorrentes desse teste nesse grupo de pessoas.
A alteração do ciclo menstrual é uma das principais causas de consulta ginecológica. Acerca desse tema, julgue o item subsequente. A hiperplasia e a hipertrofia das células da granulosa são importantes alterações histológicas identificadas na síndrome dos ovários policísticos.
A respeito de doenças sexualmente transmissíveis e de corrimento vaginal, julgue o item que se segue. A vaginose bacteriana é uma das causas mais frequentes de corrimento vaginal com odor desagradável. O teste de Whift (odor lembrando cheiro de peixe após adição de KOH a 10%) e a presença de clue cells no exame microscópico são critérios diagnósticos importantes. O tratamento de escolha é o metronidazol oral e tópico.
Compartilhar