Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Em relação as Pneumonias Comunitárias na infância, esta correto afirmar:

A
Nos lactentes ate 2 meses de idade os agentes etiológicos mais prováveis são: Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae.
B
O achado radiológico de infiltrado intersticial pulmonar sugere etiologia bacteriana.
C
A frequência respiratória elevada principalmente em lactentes é um sinal clinico precoce de grande sensibilidade para pneumonia.
D
Os fatores de risco para pneumonia dependem exclusivamente das condições ambientais em que reside o paciente.
E
No tratamento de pneumonias consideradas atípicas ( Mycoplasma pneumoniae ) esta contra-indicado a utilização de macrolídeos.
Adolescente chega à emergência com queixa de quadro inicial diagnosticado como virose, entretanto, o quadro evoluiu há 3 semanas para tosse irritativa persistente e secreção mucoide não acompanhada de febre. O Pediatra fez sua hipótese diagnóstica, solicitou RX que evidenciou infiltrado intersticial e hemograma com discreta leucocitose e prescreveu antibiótico em esquema domiciliar para cobertura do provável agente etiológico:
Em relação às hérnias de parede abdominal, pode-se afirmar que:
Em relação à doença de Legg-Calvé-Perthes, é correto afirmar que:
Paciente do sexo masculino, 21 anos, procura o ambulatório de cirurgia geral devido a abaulamento em região inguinal direita diagnosticado durante exame físico de rotina. Nega queixas significativas na região. Ao exame físico apresenta abaulamento com conteúdo redutível a pressão externa e com exteriorização durante manobra de Valsava na região inguinal direita. Refere ser tabagista 5 maços/ano, sem cirurgias prévias. Em relação à antibioticoprofilaxia, havendo a utilização de uma tela de polipropileno, é correto afirmar que:
Compartilhar