Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Em relação as Pneumonias Comunitárias na infância, esta correto afirmar:

A
Nos lactentes ate 2 meses de idade os agentes etiológicos mais prováveis são: Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae.
B
O achado radiológico de infiltrado intersticial pulmonar sugere etiologia bacteriana.
C
A frequência respiratória elevada principalmente em lactentes é um sinal clinico precoce de grande sensibilidade para pneumonia.
D
Os fatores de risco para pneumonia dependem exclusivamente das condições ambientais em que reside o paciente.
E
No tratamento de pneumonias consideradas atípicas ( Mycoplasma pneumoniae ) esta contra-indicado a utilização de macrolídeos.
Leia o caso clínico a seguir. Mulher de 28 anos de idade, casada, mãe de duas filhas, encaminhada ao psiquiatra pelo dermatologista após a terceira vez que compareceu ao consultório desse profissional. As consultas foram motivadas pelo aparecimento de lesões erosivas nos joelhos, que após exames inconclusivos ou negativos para as hipóteses diagnósticas aventadas e, mesmo após prescrição de cicatrizantes, estavam piorando. Na última consulta, pressionada pelo marido que a flagrara ajoelhando-se repetidamente em chão áspero, contou a seguinte história: ela, católica devota desde criança, três anos antes da consulta começou a ter a mente invadida por imagens em que se via tendo relações sexuais com esculturas de Cristo e dos santos existentes na igreja. Inicialmente, isso só acontecia pouco e só quando se encontrava na igreja. Aumentou gradativamente e, por fim, as imagens intrusas entravam em sua mente centenas de vezes ao dia, em qualquer lugar. A única coisa que lhe aliviava a culpa era pedir perdão a Deus, de joelhos, repetidamente. Já não conseguia mais cumprir sua agenda doméstica, tantas eram as interrupções. Escondeu o problema das pessoas, de medo que a julgassem louca. Ajoelhava-se tanto nos últimos meses, que feriu os joelhos, o que chamou a atenção do marido, que a levou ao dermatologista. O quadro clínico descrito preenche os critérios para:
Diante de um achado mamográfico de lesão não palpável classificada como BIRADS-3, a conduta mais recomendada é:
Um recém-nascido de termo, adequado para a idade gestacional, do sexo masculino, desenvolve icterícia intensa (bilirrubina indireta de 18 mg/dL e direta de 0,8 mg/dL) no segundo dia de vida e os exames revelam deficiência enzimática. Das enzimas citadas, a mais comumente envolvida nestes casos é
Primigesta, após 4 consultas de pré-natal sem intercorrências, chegou à maternidade com dilatação total. O parto ocorreu de imediato e nasceu uma criança pesando 1.430 g, com pele fina e lisa, com capurro somático de 32 semanas. Após a recepção, a criança encontrava-se corada, com algumas retrações intercostais e frequência respiratória de 70 irpm. Suspeitou-se de membrana hialina, cujo principal diagnóstico diferencial é:
Compartilhar