Questões na prática

Dermatologia

Em relação às reações alérgicas cutâneas (a urticária e o edema de Quincke), há envolvimento de mecanismos imunológicos e não imunológicos; sobre isso, assinale a alternativa incorreta:

A
Entre os mecanismos não imunológicos, destaca-se a ação de substâncias liberadoras de histamina e a ação direta de agentes físicos sobre os mastócitos.
B
O edema de Quincke caracteriza-se por edema agudo, intenso, localizado nas extremidades, nas pálpebras, nos lábios, na língua e na laringe, preferencialmente.
C
Todos os casos de urticária deverão ser tratados com corticoide.
D
O edema de Quincke é uma situação emergencial que pode evoluir para edema de glote, pondo em risco a vida do paciente.
Qual condição abaixo não está associada à úlcera venosa?
Lactente de 4 meses com cardiopatia congênita (Tetralogia de Fallot), internado na UTI pediátrica por ICC, evolui com insuficiência renal aguda, realizado diálise peritoneal, com restabelecimento da função renal. De acordo com critério de Rifle, quais dos critérios abaixo confirmam injúria renal?
Paciente do sexo feminino, 22 anos de idade, com história clínica evidenciando episódios de dor em hipocôndrio direito, náuseas e vômitos, associados a icterícia e colúria desde a infância. Após a avaliação inicial, realizou ultrassonografia do abdome que evidenciou colelitíase com dilatação do colédoco. Realizou colangiorressonância o qual mostrou litíase vesicular, dilatação fusiforme do colédoco (6,5 cm de diâmetro transversal), entretanto, sem coledocolitíase e sem dilatação das vias biliares intrahepáticas. Assinale a alternativa CORRETA:
Homem, 72 anos, tabagista de longa data e hipertenso sem seguimento clínico adequado, apresenta-se ao Pronto Atendimento com dor abdominal vaga com irradiação para dorso iniciada há 12h e com piora progressiva, pulso: 86 bpm, pressão arterial: 110/70 mmHg. Ao exame físico, normocorado, presença de massa pulsátil de aproximadamente 5,5 cm com dor à palpação difusa, sem sinais de irritação peritoneal. Sobre o caso descrito, é CORRETO afirmar:
Compartilhar