Questões na prática

Dermatologia

Em relação às reações alérgicas cutâneas (a urticária e o edema de Quincke), há envolvimento de mecanismos imunológicos e não imunológicos; sobre isso, assinale a alternativa incorreta:

A
Entre os mecanismos não imunológicos, destaca-se a ação de substâncias liberadoras de histamina e a ação direta de agentes físicos sobre os mastócitos.
B
O edema de Quincke caracteriza-se por edema agudo, intenso, localizado nas extremidades, nas pálpebras, nos lábios, na língua e na laringe, preferencialmente.
C
Todos os casos de urticária deverão ser tratados com corticoide.
D
O edema de Quincke é uma situação emergencial que pode evoluir para edema de glote, pondo em risco a vida do paciente.
RN, 3 horas de vida, nascido em Hospital Secundário com Apgar de 6 e 8, peso ao nascer de 2120 g e idade gestacional de 34 semanas. Em seguida, foi transportado no colo da enfermeira para Hospital Terciário. Existe relato de crises de cianose durante o transporte. Exame físico: FC = 110 bpm, T = 35,9°C, FR = 65 irpm, mau estado geral, apatia, palidez cutânea, extremidades frias e cianóticas, respiração irregular e ausência de dispneia ou gemência. AS HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS SÃO:
A primeira manifestação clínica que pode estar presente na fibrose cística é:
Menina com 9 anos de idade e história de artrite no punho direito por 3 dias, seguida por artrite no tornozelo esquerdo com duração de 2 dias e por artrite no joelho que também durou 2 dias. Apresentou melhora com aspirina. Na avaliação laboratorial, apresentou aumento das provas de atividade inflamatória. Uma semana depois apresentou cansaço aos médios esforços. Quais os achados mais prováveis na ausculta cardíaca?
Na avaliação de um recém-nascido com diagnóstico de infecção congênita por citomegalovírus,
Compartilhar