Questões na prática

Dermatologia

Dermatologia

Em relação às reações alérgicas cutâneas (a urticária e o edema de Quincke), há envolvimento de mecanismos imunológicos e não imunológicos; sobre isso, assinale a alternativa incorreta:

A
Entre os mecanismos não imunológicos, destaca-se a ação de substâncias liberadoras de histamina e a ação direta de agentes físicos sobre os mastócitos.
B
O edema de Quincke caracteriza-se por edema agudo, intenso, localizado nas extremidades, nas pálpebras, nos lábios, na língua e na laringe, preferencialmente.
C
Todos os casos de urticária deverão ser tratados com corticoide.
D
O edema de Quincke é uma situação emergencial que pode evoluir para edema de glote, pondo em risco a vida do paciente.
Considerando-se os conhecimentos sobre as Peritonites Secundárias É CERTO afirmar que:
Uma mulher de 64 anos, diabética, procura o pronto-socorro com queixa de perda da força do lado esquerdo do corpo há cerca de 40 minutos. O exame físico confirma a hemiparesia esquerda, sem outras alterações. Foi encaminhada para tomografia de crânio (que foi normal) e quando retornou já não apresentava nenhum déficit motor. No seguimento ambulatorial foi constatada a presença de fibrilação atrial paroxística. Deve-se indicar o uso contínuo de:
Em relação à resposta metabólica ao trauma, podemos afirmar que:
Paciente do sexo feminino, 43 anos, branca, portadora de diabetes mellitus há aproximadamente 3 anos, deu entrada no pronto socorro com quadro de polis, emagrecimento, mal estar e vômitos. Sem outros sintomas. Nega tabagismo, alcoolismo e outras doenças. Medicações em uso: metformina XR 500mg/dia. Ao exame físico, paciente em mal estado geral, taquipneica, desidratada, IMC: 26,3kg/m², PA: 150x90mmHg, FC: 120bpm, auscultas respiratória e cardíaca sem alterações. Exames laboratoriais: glicemia: 785mg/dl, Na: 150mEq/L, k: 5,2 mEq/L, HCO3: 21mEq/L, creatinina: 1,5mg/dl. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico e à terapêutica para esse caso.
Compartilhar