Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Em termos de saúde pública, qual é o exame mais importante para confirmar o diagnóstico de tuberculose pulmonar?

A
radiografia de tórax.
B
cultura de micobactérias.
C
PPD.
D
PCR.
E
Pesquisa de BAAR.
Paciente com 35 semanas de idade gestacional dá entrada no pronto-socorro referindo dor importante no hipocôndrio direito. Ao exame clínico, a gestante apresentava pressão arterial de 100/80 mmHg; com dor intensa a palpação superficial e profunda do hipocôndrio direito e útero de tonicidade normal compatível com a idade gestacional. Edema maleolar moderado e proteinúria de +++, batimentos cárdio-fetais 140 bpm. Exame especular e toque apresentando colo fechado. USG abdominal e obstétrica normais, com placenta tópica. Enzimas hepáticas elevadas com plaquetopenia e hemólise. Qual o provável diagnóstico?
Considerando o tratamento de rinossinusite crônica, qual das alternativas abaixo NÃO representa uma alternativa aceitável?
JCP, sexo masculino, 85 anos, diabético e hipertenso é submetido a cirurgia de emergência para tratamento de ruptura de aneurisma de aorta abdominal. Vinha tratando no pré-operatório de uma pneumonia sem melhora com antibiótico utilizado. Após internação, houve substituição desse antibiótico. No quarto dia de pós-operatório, relata dor abdominal em flanco esquerdo de forte intensidade associado à diarreia mucosanguinolenta. Qual o diagnóstico mais provável?
Na febre Reumática, assinale a alternativa verdadeira:
Compartilhar