Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em traumatismo raquimedular, o quadro clássico de hemissecção medular manifesta-se clinicamente por:

A
Anestesia homolateral.
B
Anestesia contralateral.
C
Paralisia motora homolateral.
D
Paralisia motora contralateral.
E
Paralisia vasomotora contralateral.
Paciente de 32 anos, trabalhador da construção civil, vem até a unidade básica de saúde mais próxima do local da construção onde trabalha, com trauma em 5º quirodáctilo esquerdo, ocorrido há uma hora. Queixa-se de muita dor na falange distal do referido dedo, motivo da procura pela unidade de saúde. Ao exame físico, há ausência de ferimento cortante em dedo, ausência de edema, crepitação ou dor à mobilização do dedo e presença de hematoma subungueal. O médico residente faz a avaliação e a melhor conduta a ser adotada é:
Paciente relata que estava passeando pela praia quando iniciou, subitamente, lacrimejamento e dor em olho esquerdo por corpo estranho (areia). Ao ser atendido em uma unidade de atenção primária, o médico avalia que há hiperemia conjuntival e ausência de secreção purulenta. A conduta mais apropriada, nesse caso, é:
Paciente de 15 anos estava jogando futebol no domingo quando teve trauma em joelho à direita. Vem à unidade de saúde da família com dor à mobilização do joelho. Ao exame: hiperemia, aumento discreto de temperatura, aumento de volume, com presença de edema e ausência de crepitação. A conduta mais indicada nesse caso é:
Dentre os transtornos de ansiedade, alguns podem se manifestar durante o desenvolvimento da criança ou do adolescente. Sobre esses transtornos, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar