Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

Um paciente do sexo masculino, 22 anos, vítima de ferimento por arma branca na região infra-mamária esquerda, dá entrada no Pronto Socorro, apresentando pressão arterial sistêmica de 60×10 mmHg, distensão das veias do pescoço e bulhas cardíacas abafadas. Qual a principal hipótese diagnóstica?

A
Contusão cardíaca.
B
Hemotórax volumoso.
C
Infarto agudo do miocárdio.
D
Pneumotórax hipertensivo.
E
Tamponamento cardíaco.
Lactente de 5 meses, sexo masculino, previamente hígido, há mais ou menos 6 horas evoluindo com vômitos esverdeados, distensão abdominal com abdome pouco doloroso, massa palpável em abdome e ao toque retal com saída de secreção tipo “geleia de morango”. O provável diagnóstico é:
Em relação à Parada Cardiorrespiratória (PCR) na criança, assinale a alternativa CORRETA.
Uma paciente de 48 anos, praticante de jiu-jitsu, comparece à consulta em caráter de emergência, queixando-se de quadro de vertigem. Segundo informa, suas crises têm ocorrido de forma intermitente nos últimos meses, sempre associadas a movimentos bruscos enquanto ela se encontra deitada na cama. A realização da manobra de Dix-Hallpike evoca a instalação de nistagmo horizontal com componente rápido para a direita, além de náuseas. A paciente não apresenta qualquer comprometimento auditivo. A melhor conduta para a paciente é:
Em relação ao cálculo renal, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar