Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Em um caso suspeito de endocardite infecciosa a presença de 2 hemoculturas positivas, colhidas em tempos diferentes, para patógenos típicos para esse tipo de infecção, constituem critério major para o diagnóstico. São considerados típicos os agentes abaixo, EXCETO:

A
Staphylococcus epidermidis.
B
Streptococcus bovis.
C
Haemophilus spp.
D
Streptococcus viridans.
E
Staphylococcus aureus.
Um paciente apresenta episódios repetidos de sangramento anal. O exame proctológico revela a presença de hemorroida com prolapso e redução espontânea, situada acima da linha denteada, com sinais recentes de sangramento. O tratamento mais adequado para este caso deve ser:
Os tipos de bacia que se encontram mais frequentemente associados às variedades de posição posteriores e transversas, respectivamente, são:
Paciente de 32 anos tenta engravidar há quatro anos. O espermograma do parceiro é normal. A histerossalpingografia revelou cotte positivo bilateralmente. No 23° dia do ciclo, a dosagem sérica da progesterona foi de 1 ng/ml e a histologia na biópsia de endométrio foi compatível com fase proliferativa. Para o caso descrito, a conduta mais adequada é indicar:
É atendido na emergência, lactente de quatro meses acompanhado de sua mãe com história de queda acidental do colo há duas horas. Foi diagnosticada fratura na diáfise do fêmur em espiral. Diante da suspeita consistente de maus-tratos, a atitude imediata correta será:
Compartilhar