Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Em um ferimento que necessita de cobertura,

A
o uso de retalho está indicado na presença de fratura exposta.
B
o enxerto apresenta melhor qualidade que o retalho.
C
a contratura secundária no enxerto de pele parcial é menor do que a contratura no enxerto de pele total.
D
a nutrição do enxerto dá-se por embebição plasmática, nos primeiros quatro dias.
Um paciente vítima de trauma abdominal fechado em razão de um acidente automobilístico (colisão automóvel vs. anteparo) chega ao hospital em choque grau 3 e é levado imediatamente ao centro cirúrgico para tratamento. Na laparotomia evidencia-se uma lesão hepática grau 4 e, durante o ato operatório, observa-se que o paciente se apresenta em hipotermia, acidose e coagulopatia. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta nesse caso. (MATTOX, F.; MOORE. Trauma. 4th ed. p. 907. 2000)
Existem inúmeras intervenções protetoras vasculares e renais de benefício comprovado. Entre elas destacam-se: I - adoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis e cessação do tabagismo. II - prática de atividade física regular e controle da pressão arterial. III - manejo das dislipidemias e uso profilático de alguns fármacos. Quais estão corretas?
Mulher, 49 anos, branca, sexo feminino, foi submetida à tireoidectomia subtotal por doença de Graves no primeiro dia de pós-operatório, começou a sentir parestesia perioral. Qual a provável complicação?
André, 35 anos de idade, queixa-se de dor em região lombar direita há 2 semanas, com irradiação para membro inferior direito, sem alívio com paracetamol 500 mg. Ao exame, sente dor à palpação da musculatura paravertebral e da região lombar direita. Não apresenta alterações no exame neurológico. A conduta mais adequada é:
Compartilhar