Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em um paciente com caso de paraparesia rapidamente progressiva, com arreflexia dos patelares e aquileus, com sensibilidade preservada, qual o diagnóstico mais provável:

A
Mielite transversora
B
Tumor intramedular
C
Estenose de canal vertebral torácico
D
Síndrome de Guillain - Barré
E
Hérnia discal torácica extrusa
No afundamento torácico (tórax flácido) o fator mais importante para o aparecimento da síndrome do desconforto respiratório é:
Lucília sofreu fratura de membros inferiores (fêmur e tíbia) após acidente automobilístico, sem sinais de trauma em tórax ou abdome. Estava em observação na emergência, evoluindo bem. Após 24h do acidente, apresentou dificuldade respiratória progressiva, cianose, torpor, anemia, febre e aparecimento de petéquias no corpo. A radiografia de tórax demonstrou infiltrado hilar e basal, difuso e bilateral. O diagnóstico de Lucília, neste momento, é de:
Jéssica tem 2 anos e chega ao pronto-socorro com dor e incapacidade de movimentação do membro superior direito. A mãe nega história de trauma e informa que tudo aconteceu quando passeavam na praça: "Doutor, ela tropeçou e ia cair quando eu a puxei e levantei pela mão direita". Ao exame, Jéssica mantém o braço direito fletido, tem dor à movimentação e sua mão está em pronação. O diagnóstico mais provável para Jéssica é:
São características radiográficas da osteoartrose, exceto:
Compartilhar