Questões na prática

Dermatologia

Paciente de 24 anos é trazido ao pronto atendimento pelos familiares com edema em lábios e dificuldade respiratória. Os sintomas se iniciaram há cerca de 2 horas, após ter feito uso de diclofenaco para contusão sofrida em jogo de futebol. A mãe refere que houve um quadro semelhante quando o paciente tinha 7 anos e lhe foi administrada aspirina. Sobre o quadro apresentado, é INCORRETO afirmar:

A
Urticária induzida por medicamentos envolve um ou mais de três mecanismos: IgE-dependente, complexos imunes circulantes e ativação de vias não imunológicas.
B
Certas drogas, como anti-inflamatórios, inibidores da enzima conversora de angiotensina e contrastes radiográficos, podem induzir reações urticariformes, angiodema e anafilaxia na ausência de anticorpos específicos para a droga.
C
Na forma hereditária do angiodema, a urticária é frequentemente encontrada.
D
Febre, hematúria, artralgias, disfunção hepática e sintomas neurológicos podem acompanhar a urticária.
E
A urticária é resultante do acometimento dérmico do edema, enquanto que o angiodema reflete o envolvimento do subcutâneo.
Durante a consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjutival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia.No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. Prednisona é o tratamento medicamentoso mais recomendado para cefaleia do paciente em questão, na dose de 60 mg/dia.
Você foi chamado à sala de parto para recepcionar um recém-nascido a termo, cuja mãe relatava ser usuária de cocaína e, no trabalho de parto, evoluiu com sangramento importante por descolamento prematuro de placenta, com cerca de 80 % da área de inserção placentária descolada. O parto foi uma cesárea de urgência com anestesia geral. Após receber o recém-nascido e efetuar os primeiros passos da reanimação, na sua avaliação, o paciente se encontrava em apnéia, com frequência cardíaca de 40 bpm, com palidez extrema e hipotonia generalizada. Neste momento você, deve:
<P>Você examina uma mulher de 20 anos com perda ponderal significativa e observa a presença de candidíase oral. Exames imunológicos revelam anti-HIV+, HBsAg+, anti-HAV+, anti-HCV-, IgM anti-CMV-, IgG anti CMV+, IgM antitoxoplasma-, IgG antitoxoplasma +. Contagem de CD4 = 88 cels/mm³ e carga viral = 160000 cópias. Neste caso, deve-se prescrever profilaxia primária para Pneumocystis jiroveci e alguns outros patógenos, exceto:
Ainda em relação aos sopros inocentes assinale a alternativa correta nos sopros de ejeção pulmonar:
Compartilhar