Questões na prática

Dermatologia

Paciente de 24 anos é trazido ao pronto atendimento pelos familiares com edema em lábios e dificuldade respiratória. Os sintomas se iniciaram há cerca de 2 horas, após ter feito uso de diclofenaco para contusão sofrida em jogo de futebol. A mãe refere que houve um quadro semelhante quando o paciente tinha 7 anos e lhe foi administrada aspirina. Sobre o quadro apresentado, é INCORRETO afirmar:

A
Urticária induzida por medicamentos envolve um ou mais de três mecanismos: IgE-dependente, complexos imunes circulantes e ativação de vias não imunológicas.
B
Certas drogas, como anti-inflamatórios, inibidores da enzima conversora de angiotensina e contrastes radiográficos, podem induzir reações urticariformes, angiodema e anafilaxia na ausência de anticorpos específicos para a droga.
C
Na forma hereditária do angiodema, a urticária é frequentemente encontrada.
D
Febre, hematúria, artralgias, disfunção hepática e sintomas neurológicos podem acompanhar a urticária.
E
A urticária é resultante do acometimento dérmico do edema, enquanto que o angiodema reflete o envolvimento do subcutâneo.
RELACIONE AS COLUNAS DA ESQUERDA E DA DIREITA e assinale a alternativa que contém a SEQÜÊNCIA CORRETA: Enzimas: (I) Aspartato aminotransferase. (II) Desidrogenase láctica. (III) Alanina aminotransferase. (IV) Creatina fosfoquinase. (V) Fosfatase alcalina. Características: ( ) Enzima que encontra-se aumentada em pacientes com hepatomegalia sem icterícia (possível metástase hepática) e tem importância também na diferenciação de várias doenças ósseas que cursam com atividade osteoblástica ou osteoclástica. ( ) Enzima presente no citoplasma e mitocôndrias e, portanto, sua elevação sérica indica comprometimento celular mais intenso. No caso do hepatócito, esse fato se revela por uma elevação por tempo mais prolongado nas hepatites virais agudas e uma elevação seletiva nos casos e hepatites alcoólicas, metástases hepáticas e necroses medicamentosas e isquêmicas. ( ) Enzima composta por três isoenzimas exerce importante atividade reguladora do metabolismo intracelular da musculatura esquelética, tecido cardíaco e no cérebro, por isso é importante as suas dosagens no diagnóstico do infarto do miocárdio, na distrofia muscular e em lesões cerebrais. ( ) Enzima que tem sua origem predominantemente citoplasmática, apresenta rápida elevação nos casos de hepatites virais, mononucleose infecciosa, doença por citomegalovirus e hepatite medicamentosa. ( ) Enzima composta por cinco isoenzimas, e a concentração de cada uma delas podem indicar ocorrência de lesões ou falhas teciduais nos diferentes órgãos. Referência: NAOUM, P.C. Doenças que alteram exames bioquímicos. Volume II. Editora Atheneu, 2009.
A compressão do quiasma óptico pelo adenoma hipofisário determina qual das condições visuais abaixo listadas?
Conforme conceitos abaixo, indique se falso [F] ou verdadeiro [V] e assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA: ( ) A infecção do campo operatório é definida como aquela que ocorre nos trinta primeiros dias do período pós-operatório, inclusive quando são utilizados implantes de materiais sintéticos. ( ) Herniorrafias, safenectomias e histerectomias são exemplos de feridas operatórias classificadas como limpas. ( ) As drenagens de abcessos em geral são exemplos de feridas operatórias classificadas como infectadas ou sujas. ( ) As colectomias e as enxertias para úlceras de pressão são exemplos de feridas operatórias classificadas como contaminadas. ( ) As colecistectomias e as gastrectomias são feridas operatórias classificadas como potencialmente contaminadas ou limpas-contaminadas. Referência: MARQUES, R.G. e colaboradores - Técnica operatória e cirurgia experimental. Editora Guanabara Koogan, 2005.
Condições gerais do indivíduo influenciam o tempo e a qualidade de um processo cicatricial. Assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar