Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em um paciente com manifestações compatíveis com acidente vascular encefálico isquêmico (sinais focais), NÃO deve ser excluído o seguinte diagnóstico:

A
tumor cerebral.
B
hematoma subdural.
C
hipoglicemia.
D
crise hipertensiva.
E
enxaqueca hemiplégica.
Em relação à parada cardiorrespiratória (PCR) em crianças, em ambiente hospitalar, considere as seguintes afirmativas: 1. Ao contrário de adultos, a PCR não decorre, habitualmente, de causas cardíacas primárias; 2. Ritmo chocável ou desfibrilável, como taquicardia ventricular sem pulso ou fibrilação ventricular, ocorre em mais de 50% dos casos; 3. Acesso venoso periférico é tão adequado para administração de fármacos quanto o acesso venoso central; 4. A entubação traqueal é prioritária no processo de ressuscitação cardiopulmonar em crianças; 5. O processo de ressuscitação deve começar com compressões cardíacas, com no mínimo 100 compressões por minuto, e no ritmo 15 compressões para duas ventilações, em caso de estarem disponíveis dois socorristas. Assinale a alternativa correta.
Com relação à oclusão arterial aguda, qual das alternativas é correta:
Mulher de 57 anos, tabagista e hipertensa, com história de infarto do miocárdio há 2 anos, está em avaliação pré-operatória para realização de gastrectomia. Questionada sobre suas atividades diárias, a paciente relatou que executa trabalhos domésticos corriqueiros: varre a casa, lava a louça; porém relata dispneia ao subir um lance de escada. Levando em conta equivalentes metabólicos (METs), qual a sua capacidade funcional esperada?
Em relação a uma paciente com mais de 36 semanas de gestação que apresenta pré-eclâmpsia grave e feto com maturidade pulmonar comprovada, considerar as condutas propostas abaixo: I- Utilizar nitroprussiato de sódio para controle pressórico enquanto a gestação não atingir 38 semanas. II- Prescrever sulfato de magnésio para prevenir convulsões. III- Interromper a gestação por cesariana, para evitar o trabalho de parto. É (São) adequada (s) a (s) assertiva (s):
Compartilhar