Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Dermatologia

Em um paciente com o diagnóstico de Melanoma Maligno em coxa esquerda, com grau de infiltração de Breslow de 2 mm, com ausência de adenomegalias inguinais ao exame físico, foi realizada a pesquisa do linfonodo sentinela em região inguinal esquerda que evidenciou metástase linfonodal. Qual a função deste procedimento cirúrgico?

A
Terapêutico (Curativo)
B
Estadiamento
C
Paliativo
D
Controle local
E
Nenhuma
Paciente, dois anos de idade, é encaminhado ao ambulatório devido ao diagnóstico de tuberculose na tia paterna. A criança recebeu a vacina BCG ao nascer. Na investigação, foi solicitado raio X de tórax, que foi normal e PPD, cujo resultado foi de 3 mm. Com relação à interpretação do teste tuberculínico, é incorreto afirmar:
Lactente de três meses tem apresentado choro frequente, irritabilidade e dificuldade para manter o sono. Durante a consulta, o pediatra percebe dificuldade da mãe em aconchegar a criança no colo. O pai do lactente informa que a esposa está muito desinteressada de cuidar do bebê, que, quando o bebê chora, a mãe também chora e, por vezes, fica irritada e agressiva. O lactente apresenta exame físico e laboratorial sem alterações. As hipóteses diagnósticas iniciais para o lactente e para a mãe são respectivamente:
Com relação à luxação do quadril, é correto afirmar que:
Mulher, 50 anos, sofreu queda ao solo torcendo o joelho Direito (D). Ao exame físico, apresenta dor intensa, aumento significativo de volume e deformidade em varo no joelho D; edema discreto, pouca dor no pé D, que apresenta temperatura semelhante à do pé E e pulso pedioso presente nesse lado, porém fracamente palpável. O RX mostra fratura-luxação anterior tibiofemoral ao nível do joelho D, com grande fragmentação do planalto tibial. Acerca dessa situação, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar