Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em um paciente com taquicardia, hipotensão sintomática, sudorese, enchimento capilar lento e o eletrocardiograma mostrando fibrilação atrial com alta resposta, qual a melhor opção terapêutica?

A
Digitalização.
B
Cardioversão elétrica.
C
Lidocaína.
D
Amiodarona.
E
Noradrenalina
<P>Você examina uma mulher de 20 anos com perda ponderal significativa e observa a presença de candidíase oral. Exames imunológicos revelam anti-HIV+, HBsAg+, anti-HAV+, anti-HCV-, IgM anti-CMV-, IgG anti CMV+, IgM antitoxoplasma-, IgG antitoxoplasma +. Contagem de CD4 = 88 cels/mm³ e carga viral = 160000 cópias. Neste caso, deve-se prescrever profilaxia primária para Pneumocystis jiroveci e alguns outros patógenos, exceto:
Menina de oito anos apresenta “rash” em face após exposição ao sol, artrite em joelhos e fraqueza muscular proximal há uma semana. Há três dias, passou a apresentar mancha violácea em torno dos olhos. O diagnóstico mais provável desta menina é:
O escore de Apgar é um bom método para avaliação do recém-nascido na sala de parto e pode ser um bom auxiliar na identificação das crianças que necessitam de medidas de ressuscitação. Das opções abaixo, aquela que está relacionada com os cuidados de rotina no atendimento de bebês na sala de parto é:
Menina de cinco anos, infectada pelo HIV através de transmissão vertical, está em uso muito irregular de terapia antirretroviral. Apresenta quadro de tosse crônica, baqueteamento digital e aumento crônico de parótidas. A radiografia de tórax mostra infiltrado reticulonodular difuso e adenopatia hilar. O diagnóstico mais provável e a doença que deve ser obrigatoriamente excluída são, respectivamente:
Compartilhar