Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em um paciente de 54 anos, realizou-se uma tomografia computadorizada do tórax e encontrou-se incidentalmente um nódulo pulmonar solitário, com dois centímetros de diâmetro, circunscrito ao lobo superior do pulmão direito. Qual das condutas abaixo não deve ser tomada?

A
Indicar uma toracotomia com ressecção tumoral para diagnóstico e tratamento definitivo.
B
A conduta deve ser expectante se este paciente apresenta este nódulo inalterado há mais de dois anos, documentado por exames radiológicos seriados.
C
Não há indicação de toracotomia para os nódulos que apresentem padrões de benignos de calcificações.
D
Em se tratando de um hamartoma a toracotomia está formalmente indicada.
E
Não realizar a toracotomia nos pacientes com risco cirúrgico elevado.
Sobre divertículo de Meckel, assinale a alternativa CORRETA:
Lactente de 18 meses de idade, sexo masculino, é trazido à consulta de puericultura, pois sua mãe está preocupada com o desenvolvimento da fala de seu ?lho. Refere que foi uma criança a termo, sem intercorrências durante o parto, sorriso social ao 3º mês de vida, sentou com apoio ao 6º mês de vida, ?cou em pé com apoio aos 12 meses, porém apresenta di?culdade em falar palavras, as quais não são entendidas pelos adultos. Refere que, quando quer alguma coisa, a criança aponta para o objeto e se não consegue o que quer, ?ca nervosa e começa a chorar. Diante do quadro, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a conduta que deverá ser adotada pelo pediatra.
Um paciente com doença arterial obstrutiva crônica será submetido a um by-pass aortofemoral direito. Em relação a esse procedimento, considerando a classificação das cirurgias em relação à contaminação e à profilaxia antimicrobiana recomendada, é CORRETO afirmar que se trata de uma:
A queixa de hipoacusia é muito comum na atenção primária, principalmente, em idosos. Uma causa muito comum dessa queixa é presença de tampão de cerúmen, identificado pela otoscopia. A lavagem otológica é o procedimento recomendado para a resolução do problema. Considerando esse procedimento, é correto afirmar que:
Compartilhar