Em um paciente de 54 anos, realizou-se uma tomografia computadorizada do tórax e encontrou-se incidentalmente um nódulo pulmonar solitário, com dois centímetros de diâmetro, circunscrito ao lobo superior do pulmão direito. Qual das condutas abaixo não deve ser tomada?
A
Indicar uma toracotomia com ressecção tumoral para diagnóstico e tratamento definitivo.
B
A conduta deve ser expectante se este paciente apresenta este nódulo inalterado há mais de dois anos, documentado por exames radiológicos seriados.
C
Não há indicação de toracotomia para os nódulos que apresentem padrões de benignos de calcificações.
D
Em se tratando de um hamartoma a toracotomia está formalmente indicada.
E
Não realizar a toracotomia nos pacientes com risco cirúrgico elevado.
Outras questões
Motociclista de 18 anos acidenta-se com uma corda que o atinge na linha média do pescoço. Chega ao pronto-socorro dispneico e com a voz rouca. Exame físico: edema e enfisema subcutâneo em região cervical, edema de laringe, equimose submucosa e estreitamento da luz. A conduta é:
Mulher de 35 anos chega ao pronto-socorro com placas edematosas pruriginosas no tronco e membros com duração efêmera e mudança de localização, edema fixo nas pálpebras do olho esquerdo, ocluindo a visão há 2 horas. Refere, ainda rouquidão há 1 hora. Antecedentes: previamente hígida, utiliza contraceptivo oral há 4 anos, apresentou episódio de dor lombar após esforço físico e está em uso de diclofenaco há 3 dias. Exame físico: lúcida, deambulante e contactante, FC 110 bpm. PA 110 X 60 mmHg, FR 20 mpm, ausculta torácica normal. A terapêutica medicamentosa inicial é:
Homem de 43 anos é vítima de acidente automobilístico. Exame físico: Glasgow: 14, descorado 2+/4+, pulso cheio com 120 bpm, PA 140 x 90 mmHg, dor na região do quadril, crepitação à palpação do ilíaco direito e incapacidade para deambulação, massa palpável e dolorosa na região infra-umbilical com percussão submaciça dolorosa, drenagem espontânea de sangue pelo meato uretral. Assinale a alternativa correta:
Menina de cinco anos de idade, nascida com peso de 3,4 kg e 50 cm de comprimento, é encaminhada ao cardiologista devido à presença de sopro cardíaco. Exame físico: PA 120/70 mmHg, pulsos com diminuição da amplitude no membro superior esquerdo e nos membros inferiores, presença de pequena dobra de pele de cada lado do pescoço, coração rítmico com frequência cardíaca de 112 bpm, B1 hiperfonética, sopro sistólico ejetivo suave (2+/6+) no mesocárdio com irradiação para o dorso B2 hiperfonética (2+/4+). Essa criança é portadora de: