Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em um paciente de 54 anos, realizou-se uma tomografia computadorizada do tórax e encontrou-se incidentalmente um nódulo pulmonar solitário, com dois centímetros de diâmetro, circunscrito ao lobo superior do pulmão direito. Qual das condutas abaixo não deve ser tomada?

A
Indicar uma toracotomia com ressecção tumoral para diagnóstico e tratamento definitivo.
B
A conduta deve ser expectante se este paciente apresenta este nódulo inalterado há mais de dois anos, documentado por exames radiológicos seriados.
C
Não há indicação de toracotomia para os nódulos que apresentem padrões de benignos de calcificações.
D
Em se tratando de um hamartoma a toracotomia está formalmente indicada.
E
Não realizar a toracotomia nos pacientes com risco cirúrgico elevado.
Recém-nascido foi submetido a teste do coraçãozinho com 36 horas de vida, tendo como resultado os seguintes valores: saturação da mão D 96% e pé D 96%. Recebeu alta hospitalar. Após algumas semanas de vida, foi diagnosticada uma cardiopatia congênita. Entre as cardiopatias abaixo, qual o diagnóstico mais provável para esta criança?
Paciente de 45 anos tem otorreia fétida, constante e bilateral há meses, sem otalgia. Começou a apresentar febre e rebaixamento do nível de consciência há 2 dias. O diagnóstico provável e a sequência mais correta na conduta serão:
O tumor cervical que apresenta a característica sintomatológica de doer quando o paciente coloca substâncias ácidas na boca sugere estarem associados dois elementos de um dos itens abaixo assinale-o:
Paciente de 56 anos de idade relata otalgia a esquerda com 2 semanas de evolução, associada a otorreia. Evolui com dor em região de mastóide e febre. Realizou TC que evidenciou velamento de mastóide à esquerda. Assinale a assertiva que contém os patógenos mais comumente associados à condição.
Compartilhar