Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em um paciente de 54 anos, realizou-se uma tomografia computadorizada do tórax e encontrou-se incidentalmente um nódulo pulmonar solitário, com dois centímetros de diâmetro, circunscrito ao lobo superior do pulmão direito. Qual das condutas abaixo não deve ser tomada?

A
Indicar uma toracotomia com ressecção tumoral para diagnóstico e tratamento definitivo.
B
A conduta deve ser expectante se este paciente apresenta este nódulo inalterado há mais de dois anos, documentado por exames radiológicos seriados.
C
Não há indicação de toracotomia para os nódulos que apresentem padrões de benignos de calcificações.
D
Em se tratando de um hamartoma a toracotomia está formalmente indicada.
E
Não realizar a toracotomia nos pacientes com risco cirúrgico elevado.
Em relação as infecções do trato urinário na mulher, assinale a afirmativa correta:
Um paciente do sexo masculino, 25 anos, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar, bilateral, com irradiação para raiz das coxas, de início há quatro meses. Refere que acorda durante a noite pela dor e, quando caminha, a dor melhora. Qual a principal hipótese diagnóstica para esse caso?
Recém nascido com 40 semanas de idade gestacional, em aleitamento materno, com peso de nascimento de 3.500g e apgar de 8 e 9 no 1º e 5º minuto, encontra-se ictérico zona III - IV e descorado ++ com 22 horas de vida. Que atitude você tomaria?
Paciente do sexo feminino com 43 anos de idade apresenta dor no quadrante superior direito do abdome há dias, acompanhada de náuseas, vômitos, calafrios, febre e sinal de Murphy positivo. Assinale o diagnóstico mais provável, bem como o método preferencial de diagnóstico por imagem a ser utilizado.
Compartilhar