Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Em um paciente que desenvolve hipercalemia severa associada a alterações eletrocardiográficas (ondas T apiculadas, complexos QRS alargados), a administração de qual dos seguintes agentes é a terapia inicial mais apropriada?

A
Um B2 adrenérgico via nebulização
B
Gluconato de cálcio, endovenoso
C
Insulina e glucose, endovenoso
D
Polistireno sulfonato de sódio, oral
E
Bicarbonato de sódio, endovenoso
Menino de 12 anos de idade é admitido no setor de emergência com traumatismo crânio encefálico após queda da laje de +/- 2 metros de altura, quando estava soltando pipa. Ele apresentava vários hematomas pelo corpo, porém nenhuma outra fratura. Raios-X de tórax e exame de urina normais. Foi encaminhado à sala de observação e iniciado terapia apropriada. Com 12 horas de evolução a criança apresentava os seguintes resultados laboratoriais: Na+ = 127 mmol/L; K = 4,9 mmol/L; Cl = 97 mmol/L; HCO3 = 22 mEq/L; Uréia = 9 mg/dL; Creatinina = 0,4mg/dL. A hiponatremia observada neste caso provavelmente é o resultado de:
Menina de quatro anos de idade é atendida no setor de emergência com quadro de tosse seca, febre alta intermitente há três dias, diminuição do apetite, dor abdominal e perda de peso. Ao exame apresenta Temperatura axilar de 38,7°C, Frequência Respiratória de 48irpm/min, retração intercostal, Murmúrio vesicular diminuído à direita com presença de estertores crepitantes e ausência de sibilos. Laboratório: leucograma com 22.000 leucócitos com desvio para a esquerda e Raios-X de tórax com condensação em lobo superior direito. O agente etiológico mais provavelmente relacionado ao quadro seria:
Paciente de 24 anos inicia quadro de corrimento vaginal não pruriginoso, com odor fétido que se acentua no período menstrual. Ao exame ginecológico observa-se vagina sem reação inflamatória, presença de discreto corrimento acinzentado e cérvice de aspecto normal. Considerando a principal hipótese diagnóstica é correto afirmar:
Quanto à anatomia patológica das fraturas do colo do fêmur, é CORRETO afirmar:
Compartilhar