Em um paciente que desenvolve hipercalemia severa associada a alterações eletrocardiográficas (ondas T apiculadas, complexos QRS alargados), a administração de qual dos seguintes agentes é a terapia inicial mais apropriada?
A
Um B2 adrenérgico via nebulização
B
Gluconato de cálcio, endovenoso
C
Insulina e glucose, endovenoso
D
Polistireno sulfonato de sódio, oral
E
Bicarbonato de sódio, endovenoso
Outras questões
Para o diagnóstico de Anemia Perniciosa, são considerados como padrão-ouro:
Em relação aos tumores endócrinos do pâncreas, assinale a alternativa CORRETA:
A experiência clínica demonstra que o fármaco ideal para o tratamento hipotensor da eclâmpsia deveria: reduzir a pressão arterial, principalmente a diastólica; atuar predominantemente sobre o fator humoral, responsável pela hipertensão; amenizar a resistência circulatória geral; melhorar o fluxo sanguíneo em cérebro, rins e sistema útero placentário; elevar o débito cardíaco e diminuir a excitabilidade neuropsíquica. Quais as drogas hipotensoras que mais se aproximam desses efeitos?
Paciente do sexo masculino, 45 anos, com história de cólicas nefréticas de repetição há pelo menos 10 anos. Vem à consulta com os seguintes exames: creatinina plasmática- 0,9 mg/dl, cálcio sérico- 9,0 mg/dl e urina de 24 horas com volume de 1800 ml, cálcio urinário- 380 mg/dia (valor de referência- até 300 mg/dia) e citratúria de 589 mg/dia (valor de referência- acima de 320 mg/dia). Todas as medidas abaixo podem ser utilizadas no tratamento, EXCETO: