Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Em um paciente que desenvolve hipercalemia severa associada a alterações eletrocardiográficas (ondas T apiculadas, complexos QRS alargados), a administração de qual dos seguintes agentes é a terapia inicial mais apropriada?

A
Um B2 adrenérgico via nebulização
B
Gluconato de cálcio, endovenoso
C
Insulina e glucose, endovenoso
D
Polistireno sulfonato de sódio, oral
E
Bicarbonato de sódio, endovenoso
Priscila tem 22 anos, gesta II/I, idade gestacional de 31 semanas e relato de um parto normal prematuro há três anos. Procura a emergência por apresentar cólicas frequentes que ficaram mais intensas nas últimas duas horas. Durante o exame você identifica BCF 140 bpm, 2 metrossístoles em 10' de 35”, tônus normal, ao toque colo dilatado 2,0 - 3,0 cm, bolsa íntegra cefálica. Diante deste exame você deve:
Você irá apresentar um seminário durante o seu primeiro mês de Residência. O objetivo é rever conceitos básicos e fundamentais para o adequado planejamento terapêutico das pessoas sob seus cuidados. O tema central é o sistema digestório. Dando continuidade à sua apresentação, você fala da combinação entre dieta, acloridria, gastrite atrófica e proliferação bacteriana como determinante para o aparecimento do adenocarcinoma gástrico. Na descrição da fisiopatologia você relembra que a ação bacteriana, neste ambiente, promove:
Dependendo da rapidez da queda da concentração plasmática do sódio, hiponatremia pode causar convulsões e coma. Hiponatremia é classificada como severa quando:
Mulher de 72 anos no 3º dia de internação por pancreatite aguda biliar grave. Persiste com dor abdominal e encontra-se anúrica, há 24 horas, apesar da reposição farta de soro fisiológico e KCl a 10%. Um ECG realizado na ocasião revelou ritmo sinusal e ST supradesnivelado em V1, V2 e V3. Que intercorrência deve, imediatamente, ser pesquisada e corrigida?
Compartilhar