Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em um paciente submetido à apendicectomia, o exame histopatológico revelou tumor carcinoide de 2,6 cm em terço médio do apêndice. A conduta adequada é:

A
Quimioterapia adjuvante.
B
Expectante face ao tamanho com acompanhamento clínico trimestral.
C
Reoperação para realização de hemicolectomia direita.
D
Radioterapia de campo extendido, incluindo a pelve.
Paciente de 72 anos comparece a unidade básica de saúde (UBS) queixando-se de sintomas do trato urinário baixo (disúria, aumento da frequência e jato fraco). Refere ser portador de diabetes tipo 2, hipertensão arterial crônica e hepatite C em atividade. O exame físico revelou próstata de aproximadamente 60 gramas, lisa e com consistência parenquimatosa. Neste momento quais exames devem ser solicitados?
No caso de uma paciente, 78 anos, que apresente quadro de tonturas, com instabilidade e quedas recorrentes, deve-se investigar, EXCETO
A insuficiência venosa crônica pode ser avaliada com anamnese e exame físico minucioso. A classificação "CEAP" tem por finalidade facilitar o entendimento da doença. Quais os critérios de categoria e classificação que são utilizados?
O tipo mais comum de trauma genitourinário é o traumatismo fechado causado pela queda contra um objeto duro, chamada de "queda a cavaleiro" ou lesões em "selim", em que a uretra bulbar é esmagada contra os ramos púbicos. A presença de sangue no meato uretral, edema, equimose peniana ou perineal e dificuldade para urinar são apresentações clinicas típicas. Por qual motivo deve-se evitar o cateterismo uretral antes de uma avaliação radiográfica?
Compartilhar