Em um paciente submetido à apendicectomia, o exame histopatológico revelou tumor carcinoide de 2,6 cm em terço médio do apêndice. A conduta adequada é:
A
Quimioterapia adjuvante.
B
Expectante face ao tamanho com acompanhamento clínico trimestral.
C
Reoperação para realização de hemicolectomia direita.
D
Radioterapia de campo extendido, incluindo a pelve.
Outras questões
Escolar de 7 anos com quadro de tosse, febre ( 39ºc) há 4 dias. Procurou o serviço de emergência e ao Rx tórax foi evidenciado pneumonia com derrame pleural em terço inferior direito. Qual o agente etiológico mais provável?
Um recém-nascido a termo, com peso de nascimento de 2900 g, está em aleitamento materno exclusivo, no alojamento conjunto, aguardando a alta materna. No 3º dia de vida, seu peso é de 2600 g e apresenta icterícia até Zona IV de Kramer. O grupo sanguíneo do recém-nascido é O Rh negativo e a bilirrubina total é 17,0 mg/dl. A conduta mais adequada é:
Adolescente com quadro de febre, odinofagia e exsudato em orofaringe. Foi ao posto e então medicado com amoxicilina. Posteriormente, evoluiu com exantema maculopapular disseminado com persistência da febre. O sinal que mais auxilia na confirmação do diagnóstico clínico mais provável é:
Um menino de 4 meses de vida é internado em enfermaria de pediatria com diagnóstico de bronquiolite. Dos abaixo citados, o agente mais comum desta doença é: