Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação ao reparo esfincteriano na doença de Crohn perianal, assinale a alternativa correta.

A
Não é bem tolerado pelo paciente.
B
Substitui a cola biológica.
C
Sempre resulta em fístula perianal quando é retirado.
D
Causa processo inflamatório acentuado, que leva à proctectomia.
E
É modalidade muito útil para preservar a continência fecal, em pacientes selecionados.
Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O caso de uma criança de dois anos de idade que tosse há três dias, consegue ingerir líquidos e que, ao exame físico, apresenta frequência respiratória de 50 incursões por minuto, sem retrações, estridor ou sibilância não deve ser classificado como pneumonia.
No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca das situações clínicas encontradas em ambulatório e emergência pediátricos, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 2 anos de idade, previamente saudável, apresentou dispneia e sibilância súbitas após crise de tosse ao acordar pela manhã. Uma radiografia do tórax mostrou atelectasia do lobo superior direito. Nessa situação, o diagnóstico clínico mais provável é de aspiração de corpo estranho e a criança deve ser submetida à broncoscopia como medida para confirmar o diagnóstico e proceder à terapêutica.
A vacina contra rotavírus, recentemente inserida no calendário do Programa Nacional de Imunizações, é administrada ao lactente da seguinte forma:
O anaeróbio mais comumente isolado nas peritonites secundárias é:
Compartilhar