Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em uma consulta de rotina, detectou-se que um adolescente de 13 anos estava com sua estatura e peso entre o percentil 5 e 10 (gráficos do NCHS), estágio de Tanner P1G2. Nessa situação clínica, o melhor critério para acompanhamento é:

Com relação às anemias, julgue a associação apresentada em cada item a seguir. I. Anemia por deficiência de vitamina B12 - hipersegmentação de neutrófilos. II. Esferocitose hereditária - reticulocitose. III. Anemia ferropriva - aumento dos níveis de ferritina e redução da capacidade total de ligação do ferro. IV. Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase - corpúsculos de Heinz. V. Anemia falciforme. A quantidade de itens certos é igual a:
Recém-nascido (RN) pequeno para idade gestacional, com 15 horas de vida apresenta-se taquipneico, pletórico e com tremores de extremidades. A dosagem do hematócrito é de 67%. A conduta é
Em criança na idade entre 2 meses e a idade pré-escolar, com história de tosse ou dificuldade para espirrar, o sinal clínico, na ausência de sibilância, mais indicativo de pneumonia é:
Um indivíduo de 85 anos, após perda recente de sua esposa, passa a apresentar perda de interesse pela leitura e insônia. Seus familiares notaram alguns lapsos de memória para fatos recentes, sem, no entanto, afetar suas atividades da vida diária, pois prefere continuar morando sozinho. Sua tomografia computadorizada de crânio revelou acentuação dos sulcos corticais com redução volumétrica do encéfalo. Qual das alternativas abaixo define a melhor conduta a ser tomada no momento?
Compartilhar