Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Em uma doente com icterícia obstrutiva secundária, a coledocolitíase evolui com febre e confusão mental. Qual conduta apresenta maior possibilidade de sucesso terapêutico?

A
Antibioticoterapia isolada.
B
Drenagem biliar e antibioticoterapia.
C
Hidratação e antibioticoterapia.
D
Antibioticoterapia e colecistograma oral.
E
Ultrassonografia de abdômen superior e antibioticoterapia.
Dentre as substâncias a seguir, qual não deve ser indicada para o tratamento dos sintomas relacionados à endometriose?
Dona Elsa faz seu tratamento de hipertensão há muitos anos na unidade de saúde da família onde você trabalha. Hoje, você irá consultar o seu filho Marcelo que acaba de chegar à cidade. Marcelo tem 40 anos e descobriu há 3 meses ser hipertenso. Ao exame, está com níveis pressóricos elevados, apesar do uso correto da medicação, e sobrepeso. Ele refere que sempre fica nervoso quando vai ao médico. Você o orienta a, EXCETO:
Homem de 60 anos de idade apresenta uma poliartrite simétrica de mãos há três semanas. Ele relata que vinha sofrendo dor de intensidade progressiva em região de coluna lombar há três meses. Os resultados dos exames laboratoriais mostram anemia, VSH = 50 mm/1ª hora, hipercalcemia, hipergamaglobulinemia e fator reumatóide positivo. O exame radiológico da coluna revela intensa osteopenia. Nesse caso, o provável diagnóstico é:
Considere a situação onde você seja um gestor de saúde e esteja planejando ações estratégicas de prevenção e promoção de saúde em sua comunidade. É necessário saber a prevalência dos principais fatores nocivos à saúde. Dentre os fatores nocivos a saúde abaixo, assinale o mais prevalente em grandes cidades do Brasil:
Compartilhar