Questões na prática

Pediatria

Ortopedia

Ortopedia

Em uma fratura da pelve tipo “livro aberto”, com instabilidade hemodinâmica aguda na urgência, qual a melhor conduta a ser tomada:

A
Reposição rápida de sangue e derivados seguida de monitoramento no CTI.
B
Internação com instalação de tração transesquelética no fêmur, para posterior tratamento cirúrgico.
C
Instalação, no centro cirúrgico, de um fixador externo de pelve.
D
Embolização ou ligadura arterial imediata pelo cirurgião vascular.
E
NRA.
Entre janeiro/1999 e junho/2008 foram notificados 1.215 casos autóctones de leishmaniose visceral no Estado de São Paulo, a maioria adquirida em área urbana. Nesse contexto, assinale a alternativa que ilustra corretamente reservatório e vetor.
Metástase decorrente do câncer gástrico é menor observada no:
Portadora de lúpus eritematoso sistêmico chegou, ao ambulatório, com quadro de reativação grave da doença. Que exames, dentre os abaixo, melhor detectam esta situação?
Paciente com 23 anos, masculino, apresenta há cerca de dois anos episódios de diarreia, frequentemente com a presença de sangue e muco, intercalada com períodos de acalmia de semanas ou meses. Colonoscopia demonstra presença de lesões de aspecto inflamatório no íleo terminal e cólon ascendente. Também foram identificadas neste paciente múltiplas fístulas perianais. Anátomo patológico das lesões intestinais demonstraram processo inflamatório transmural. Qual é o diagnóstico?
Compartilhar