Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Em uma mulher com biópsia de colo uterino (pequeno fragmento), realizada às cegas (sem colposcopia), com invasão de 2 mm qual a melhor conduta seguinte?

A
histerectomia abdominal + anexectomia bilateral.
B
histerectomia radical.
C
conização.
D
histerectomia vaginal + anexectomia bilateral.
E
histerectomia vaginal.
Assinale a alternativa que indica corretamente as vacinas citadas e suas respectivas vias de administração conforme preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações.
Homem, 42 anos, procura você para consulta por causa de dor lombar há 10 dias. Ao início era discreta, mas agravou-se e agora impede de trabalhar e andar. É pedreiro, nega trauma, febre, emagrecimento ou história médica anterior. A dor se irradia da região posterior da coxa direita até o tornozelo. A extensão do membro é muito dolorosa, mas a força de extensão do hálux é normal e, também, são normais os reflexos aquileu e patelar. Pode-se afirmar, EXCETO:
Lactente de um ano de idade, nascido a termo e com peso adequado, é atendido em uma consulta de puericultura. Os pais trazem a criança regularmente e ela está com o esquema de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde rigorosamente em dia. Quais vacinas você orientaria para a criança receber nesta visita, seguindo o calendário do Ministério da Saúde?
Em relação à Icterícia Neonatal, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar