Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em uma mulher de 64 anos que relata edema simétrico de membros inferiores, assinale o achado que não corrobora o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca Direita.

A
Diarreia.
B
TAP alargado.
C
Pulso paradoxal.
D
Sinal de Kussmaul.
E
Nível sérico elevado de bilirrubinas.
JFD, 19 anos, motoboy, deu entrada na unidade de emergência do HUCAM, vítima de acidente automobilístico (moto x cavalo). Apresenta-se com Glasgow de 15, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, descorado ++/4, com pressão arterial = 120 x 80 mmHg. À radiografia torácica, observa-se fratura de arcos costais inferiores à direita com derrame pleural ipsilateral, com presença de alças intestinais intratorácicas. A conduta mais apropriada é:
Responda às próximas duas perguntas baseados neste caso clínico e de acordo com as IV Diretrizes Brasileiras para Manejo da Asma. A mãe de uma menina de dois anos de idade relata na consulta pediátrica de rotina que sua filha “vive gripada”. Refere que a criança apresenta quadros repetidos de coriza, obstrução nasal e espirros. Praticamente toda semana precisa utilizar nebulização com beta 2 agonista para alívio de tosse e “cansaço”. Estes quadros ocorrem há cerca de um ano e melhora rápido quando nebuliza. No momento a criança está bem, sem queixas e no exame físico o pediatra observa lesões compatíveis com dermatite atópica. A mãe é asmática, mas não faz uso de medicação profilática: o pai fuma em casa. Qual a classificação proposta para o quadro de asma desta criança e qual conduta?
Adolescente de 11 anos, sexo masculino, é atendido em consulta de rotina com os seguintes parâmetros: peso = 60 Kg (acima do percentil 97), estatura de 145cm (percentil 50), pressão arterial de 130x90 mmHg (acima do percentil 95, na tabela de níveis pressóricos por idade, sexo e percentil de estatura) e índice de massa corpórea (IMC) de 28,5 (acima do percentil97), estágio puberal G2P2 pelos critérios de Tanner. No exame da pele apresenta manchas escuras e espessadas em região cervical, axilas e na região medial de coxas. Quais os problemas você listraria nesta história clínica?
Recém-nascido a termo, no 3° dia de vida, mãe de alta obstetrícia, em alojamento conjunto, aleitamento materno exclusivo, pais pardos, está apresentando icterícia até Zona 1 de Kramer. No exame físico evidenciou-se um cefalohematoma parietal direito. Mãe grupo sanguíneo A fator Rh negativo e Recém-nascido grupo sanguíneo O fator Rh positivo. A melhor conduta é:
Compartilhar