Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em uma mulher de 64 anos que relata edema simétrico de membros inferiores, assinale o achado que não corrobora o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca Direita.

A
Diarreia.
B
TAP alargado.
C
Pulso paradoxal.
D
Sinal de Kussmaul.
E
Nível sérico elevado de bilirrubinas.
Mulher, 54 anos, com aparecimento de lesão ulcerada há um ano em terço distal da face medial da perna direita de crescimento progressivo (figuras abaixo). Relata ainda que a úlcera é muito exsudativa e dolorosa, principalmente quando fica por longos períodos em pé, com melhora da dor ao repouso. Possui hipertensão arterial bem controlada em uso de atenolol. A temperatura local é sempre aumentada em relação ao lado contralateral e tem hiperestesia próximo à lesão. Apresenta também dermatofibrose e pulsos distais de difícil palpação pela fibrose local. Qual a provável etiologia desta lesão?
Todas as opções encerram objetivos da terapia de reperfusão no infarto agudo do miocárdio(IAM), exceto:
As principais causas de hemorragia digestiva baixa em pacientes com mais de 50 anos são:
Lactente de 5 meses tem apresentado cianose de mucosas labial e lesões ingueais, piorando com choro e durante as mamadas. Ao exame físico: eupneico, cianose perilabial, eutrófico, precordio calmo. Sopro sistólico rude em borda esternal esquerda sem irradiações. Radiografia de tórax ausência de infiltrado pulmonar, hipofluxo pulmonar, área cardíaca de tamanho normal, arco médio escavado. Qual a cardiopatia congênita mais provável?
Compartilhar