Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Em uma paciente de 39 anos, com um primeiro resultado de colpocitologia oncótica revelando atipias glandulares endocervicais AGC-NOS (Atypical Glandular Cells Not Otherwise Specified), a propedêutica mais indicada é:

A
Colher nova citologia em seis meses.
B
Realizar histeroscopia e nova citologia em três meses.
C
Indicar curetagem endometrial após conização.
D
Realizar colposcopia e histeroscopia.
Na colangite esclerosante primária, é correto afirmar:
No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca das situações clínicas encontradas em ambulatório e emergência pediátricos, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 2 anos de idade, previamente saudável, apresentou dispneia e sibilância súbitas após crise de tosse ao acordar pela manhã. Uma radiografia do tórax mostrou atelectasia do lobo superior direito. Nessa situação, o diagnóstico clínico mais provável é de aspiração de corpo estranho e a criança deve ser submetida à broncoscopia como medida para confirmar o diagnóstico e proceder à terapêutica.
Sobre o triângulo de Calot é correto afirmar que:
Lactente de 2 meses e 15 dias de vida, filho de mãe portadora de HIV, que fez corretamente a profilaxia para transmissão vertical, está com fórmula infantil e no percentil 50% da curva de peso-estatura, veio ao terceiro retorno no ambulatório de referência assintomático. Interprete os seguintes exames colhidos com 1 mês e 15 dias de vida:
Compartilhar