Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Ginecologia

Em uma paciente de 45 anos com dor pélvica crônica e dispareunia foi evidenciada na videolaparoscopia a presença de múltiplos implantes de endometriose em ligamentos uterossacros, ovários, em superficíe de cólon retossigmoide e pequenas nodulações no espaço retovaginal. Foi realizada cauterização dos focos de endometriose, mas, devido à extensão da doença, foi indicado tratamento complementar no pós-operatório. Qual é a opção mais indicada para a continuidade do tratamento dessa paciente?

A
Uso contínuo de estrogênio sem oposição progestínica.
B
Uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides.
C
Uso contínuo de pílula combinada de alta dosagem.
D
Realização de histerectomia simples.
E
Uso de dispositivo intrauterino com progesterona.
Assinale a alternativa correta, considerando o aneurisma de artéria poplítea:
Tem indicação absoluta de laparotomia exploradora em neonato com enterocolite necrotizante:
Ao decidir sobre o provável agente etiológico responsável pelo quadro de pneumonia do paciente pediátrico, com vistas à escolha terapêutica, qual a variável isolada de melhor correlação?
A depressão é doença frequente, de curso crônico e recorrente. Sobre esse tema, considere as afirmativas a seguir. I. Depressões leves devem ser tratadas com antidepressivos, pois estes apresentam eficácia 4 vezes superior à do placebo. II. Antes de se iniciar um tratamento antidepressivo é importante tentar afastar o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar. III. Os antidepressivos tricíclicos têm mais chance de serem prescritos nas doses recomendadas do que os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. IV. Diferentes antidepressivos têm eficácia semelhante para a maioria dos pacientes, variando em relação ao perfil de eventos adversos. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar