Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Ginecologia

Em uma paciente de 45 anos com dor pélvica crônica e dispareunia foi evidenciada na videolaparoscopia a presença de múltiplos implantes de endometriose em ligamentos uterossacros, ovários, em superficíe de cólon retossigmoide e pequenas nodulações no espaço retovaginal. Foi realizada cauterização dos focos de endometriose, mas, devido à extensão da doença, foi indicado tratamento complementar no pós-operatório. Qual é a opção mais indicada para a continuidade do tratamento dessa paciente?

A
Uso contínuo de estrogênio sem oposição progestínica.
B
Uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides.
C
Uso contínuo de pílula combinada de alta dosagem.
D
Realização de histerectomia simples.
E
Uso de dispositivo intrauterino com progesterona.
No diagnóstico diferencial das icterícias obstrutivas é importante:
A localização mais frequente de osteomielite hematogênica no adulto é:
Paciente portador de insuficiência hepática crônica deu entrada no Pronto Socorro com quadro de confusão mental e sonolência. Ao exame, o paciente estava ictérico ++/6+, descorado +++/6+, com freqüência cardíaca de 110 bpm, pressão arterial de 100/60 mmHg, abdome ascítico sem sinais de irritação peritoneal, baço palpável a 5 cm do rebordo costal esquerdo. Exames laboratoriais mostravam sódio de 136 mEq/dl, creatinina de 1,5 mg/dl e hemoglobina de 8,0 mg/dl. O diagnóstico é de encefalopatia hepática. Neste caso o fator precipitante foi a:
Paciente com dor lombar irradiada ao membro inferior com a presença do Sinal de Lasègue, parestesias até dorso do pé e reflexos patelares e aquileus normais e simétricos terá comprometimento da raiz:
Compartilhar