Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Ginecologia

Em uma paciente de 45 anos com dor pélvica crônica e dispareunia foi evidenciada na videolaparoscopia a presença de múltiplos implantes de endometriose em ligamentos uterossacros, ovários, em superficíe de cólon retossigmoide e pequenas nodulações no espaço retovaginal. Foi realizada cauterização dos focos de endometriose, mas, devido à extensão da doença, foi indicado tratamento complementar no pós-operatório. Qual é a opção mais indicada para a continuidade do tratamento dessa paciente?

A
Uso contínuo de estrogênio sem oposição progestínica.
B
Uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides.
C
Uso contínuo de pílula combinada de alta dosagem.
D
Realização de histerectomia simples.
E
Uso de dispositivo intrauterino com progesterona.
Um garoto de 13 anos se apresenta ao pediatra para uma visita. Ele está bem, mas durante o ano passado, ele cresceu mais de 10 cm e há relato de sua mãe que ele tem se queixado de dores de cabeça e dores “ósseas" (sic) ao longo dos últimos meses. Seu exame genital revela testículos pequenos e uma ausência de pelos pubianos. O restante do seu exame é normal. Baseado nesses achados, o diagnóstico mais provável é:
Artrite reativa refere-se a um quadro agudo, não purulento, que complica uma infecção localizada em outra parte do corpo. Excluindo-se o contexto de infecção pelo HIV, os sítios primários mais usuais são:
Analisando a Incontinência Urinária de Esforço, NÃO se pode afirmar que:
Analisando o sangramento uterino pós-coito ou sinusiorragia, pode-se afirmar que:
Compartilhar