Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Ginecologia

A agente comunitária de saúde da Microárea 2 agenda para hoje a visita domiciliar à Elis, que teve seu primeiro filho há 8 dias. A mãe refere estar preocupada pois está apresentando leucorreia. Refere também muito cansaço e está um pouco deprimida. Sua conduta é, EXCETO:

A
Você deve orientá-la sobre os cuidados com a mama e estimular o aleitamento exclusivo.
B
Você a orienta a iniciar a anticoncepção 4 semanas após o parto.
C
Você contraindica a vacinação contra rubéola durante a lactação.
D
Você explica que a leucorreia pode durar até 2 semanas sem significado patológico.
E
Você orienta que a depressão costuma ser transitória e agenda uma nova visita.
Um trabalhador de 33 anos foi vítima de queimadura elétrica de alta voltagem. A entrada da corrente elétrica foi na mão esquerda e a saída na panturrilha direita. A saída corresponde a uma área de queimadura de terceiro grau de cerca de 5 cm². Tem dor na perna direita, mas a perfusão é boa e o pulso pedioso é normal à palpação. Não se detectam alterações de sensibilidade nem de motricidade na perna afetada. Após 8 horas, contudo, a dor na perna aumenta muito e o pé fica pálido e frio. O pulso pedioso desaparece. O diagnóstico e a conduta, neste momento, são, respectivamente:
Um menino de um ano de idade, previamente hígido, com quadro de IVAS havia cinco dias, foi levado ao pronto-socorro devido à persistência de febre alta, recusa alimentar e cansaço. Ao exame físico, a criança apresenta-se febril (Tax = 39ºC), pálida, mucosa hipocorada, FR = 55 rpm, FC = 128 bpm e SpO2 = 90% (ar ambiente), abdome sem visceromegalia. À ausculta pulmonar, revelou broncoespasmo difuso bilateralmente e crepitações finais na base do Hemitórax Direito (HTD). Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta.
O pneumotórax hipertensivo associado ao trauma é situação que demanda reconhecimento e atuação imediatos, sob pena de se tornar rapidamente fatal. A este respeito, é correto afirmar:
O diagnóstico de síndrome compartimental abdominal pode estar associado às seguintes alterações fisiológicas, EXCETO:
Compartilhar