Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neuropediatria

Emily tem 10 meses e vem para a USF para sua consulta mensal. Ela está no percentil 97 para peso e altura. Quanto ao desenvolvimento, ela já se senta com apoio, mas ainda não engatinha. Durante a consulta, a mãe nega outras alterações e lhe mostra que a bebê bate palminhas.

A
Orienta a mãe de Emily e a encaminha ao neuropediatra para avaliar o atraso no desenvolvimento pessoal e social que vem apresentando.
B
Orienta a mãe a vaciná-la contra Sarampo, rubéola e caxumba e contra febre amarela.
C
Orienta a mãe estimular o desenvolvimento motor de sua filha e lhe demonstra como fazê-lo.
D
Prescreve a reposição terapêutica de ferro na dose de 3 mg/Kg/dia.
E
Indica dieta com restrição calórica para Emily e a encaminha para avaliação neuropediátrica.
Um paciente vítima de trauma abdominal fechado em razão de um acidente automobilístico (colisão automóvel vs. anteparo) chega ao hospital em choque grau 3 e é levado imediatamente ao centro cirúrgico para tratamento. Na laparotomia evidencia-se uma lesão hepática grau 4 e, durante o ato operatório, observa-se que o paciente se apresenta em hipotermia, acidose e coagulopatia. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta nesse caso. (MATTOX, F.; MOORE. Trauma. 4th ed. p. 907. 2000)
Correlacione a sequência correta de acordo com a ordem indicada a seguir, que contém as características clínicas importantes das doenças com rash exantemático: eritema infecioso, rubéola, sarampo, exantema súbito, mononucleose infecciosa (LIMA, Azor de. Pediatria essencial)
Com relação à psicose puerperal, assinale a alternativa incorreta. (KAPLAN; SADOCK, Synopsis of Psychiatry. Tenth Edition. 2007)
No tratamento da Febre Reumática, não está correta a seguinte afirmativa:
Compartilhar