Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

Em pacientes tratados com Lítio, os seguintes devem ser monitorados, EXCETO:

A
TSH.
B
Creatinina sérica.
C
Lítio.
D
Plaquetas.
E
Frequência cardíaca.
Um paciente masculino de 61 anos foi submetido à colonoscopia por história familiar de câncer de cólon. O exame evidenciou diverticulose. Preocupado com sua saúde, o paciente quer saber sobre complicações futuras desse achado. Qual a probabilidade desse paciente assintomático desenvolver diverticulite?
Josefina, de 54 anos, deu entrada na emergência com quadro clínico compatível com o diagnóstico de colecistite aguda, posteriormente confirmada por exames laboratoriais e de imagem. O tratamento clínico indicado incluiu dieta zero, hidratação venosa, analgesia e antibioticoterapia. O uso de antibiótico, indicado para Josefina, tem como finalidade a cobertura da infecção por germes do tipo GRAM:
Adolescente de 14 anos vem à consulta com história de completa recusa alimentar. Seus pais acham que ela está exagerando no regime que começou há cerca de três meses. Paradoxalmente, há relato de ingestão de grande quantidade de doces e chocolates durante as madrugadas, seguidos de vômitos autoinduzidos. Ao exame físico, apresenta-se emagrecida. Refere amenorreia há dois meses. O diagnóstico mais provável é:
Recém-nascido a termo, sexo feminino, grande para a idade gestacional, nascido por parto com auxílio de fórceps. Parto foi prolongado e difícil. Agora está com 24 horas de vida e está ativo e alerta. Não move seu braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro, prefere mantê-lo rodado internamente e aduzido, o antebraço está extendido, pronado e o punho está fletido. O restante do exame físico é normal. Qual das seguintes alternativas indica este cenário?
Compartilhar