Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Entende-se por “ÍLEO BILIAR”:

A
quadro de íleo paralítico regional desencadeado por uma colecistite aguda.
B
quadro de íleo paralítico generalizado decorrente de uma peritonite biliar pós-operatória.
C
quadro de suboclusão infecciosa em portador de colangite biliar.
D
quadro de obstrução intestinal mecânica por cálculo biliar, em paciente portador de fístula colecistoduodenal.
E
quadro de obstrução intestinal funcional, associada à aerobilia pós-papilotomia endoscópica por coledocolitíase.
Em relação à síndrome do túnel do carpo, assinale a alternativa incorreta. (MINISTÈRIO DA SAÙDE DO BRASIL. Representação no Brasil da OPAS/OMS. Doenças relacionadas ao trabalho: Manual de procedimentos para os servicos de Saúde. Brasília: MS, 2001)
Marque a alternativa com a hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito abaixo: O paciente é um homem de 58 anos que está internado em um hospital geral para uma cirurgia de hérnia inguinal. Encontra-se em bom estado geral. O exame físico é normal, exceto por alguns nódulos em região cervical, 1 x 1 cm, indolores, não aderidos a planos profundos. O Ht: 42%; plaquetas: 335.000/mm³; leucócitos: 50.000/mm³; granulócitos: 4%; monócitos: 1%; linfócitos: 95%.
Entende-se por peritonite terciária:
Escolar de seis anos, com história de astenia, palidez cutânea e falta de concentração na escola. Ao exame físico: eupneico e FC 90bpm. Aos exames laboratoriais: Hb: 5,5g/dl, Ht: 15%, VCM: 60, transferrina: 370, ferritina: 5,0. Para esse caso, o provável diagnóstico e a conduta terapêutica adequada, são, respectivamente:
Compartilhar