Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Entre as alterações laboratoriais abaixo, assinale aquela que NÂO ocorre em portadores de hipotireoidismo primário:

A
TSH elevado.
B
TSH baixo.
C
Anticorpo anti-tireoperoxidase positivo.
D
T4 livre baixo.
E
Anemia.
Paciente masculino de 36 horas de vida, após gestação de 36 semanas, Apgar 8/9, antecedente de polidrâmnio, mas sem relato de eliminação de mecônio. Ele evoluiu com distensão abdominal e vômitos biliosos, e a radiografia de abdome evidencia alças intestinais dilatadas, sem nível hidroaéreo, com imagens de vidro moído. Qual é a hipótese MAIS provável?
Os tumores neuroblásticos, incluindo o neuroblastoma, o ganglioneuroblastoma e o ganglioneuroma são tumores originados das células da placa neural primitiva, que produzirá as células da medula adrenal e dos gânglios simpáticos por todo corpo. Sobre o Neuroblastoma, aponte a alternativa INCORRETA.
Cerca de 8% das pessoas nos países ocidentais têm apendicite em algum momento de suas vidas, com uma incidência máxima entre 10 e 30 anos de idade. Sobre aspectos diversos do apêndice, indique a opção CORRETA.
Ao dar banho em uma criança de 1 ano, a mãe notou uma massa abdominal endurecida e a levou ao pediatra. A criança é assintomática. Ao exame físico, nota-se massa endurecida em flanco esquerdo e presença de aniridia, sem outras alterações. Realizou os seguintes exames: hemograma normal, urina tipo I com hematúria microscópica, radiografia simples de abdome com algumas imagens de microcalcificações e ultrassonografia com massa sólida retroperitoneal. O provável diagnóstico é:
Compartilhar