Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Entre as alterações laboratoriais abaixo, assinale aquela que NÂO ocorre em portadores de hipotireoidismo primário:

A
TSH elevado.
B
TSH baixo.
C
Anticorpo anti-tireoperoxidase positivo.
D
T4 livre baixo.
E
Anemia.
Na fase ativa do trabalho de parto, quando é observada no toque vaginal a sutura sagital da cabeça fetal próxima ao sacro materno, faz-se o diagnóstico de:
Pré-escolar de cinco anos é atendido com quadro agudo de febre, cefaleia e vômitos. Ao exame, apresenta-se sonolento e com rigidez de nuca. Exame ao liquor: 600 células, sendo 90% de neutrófilos; proteína 80 mg%, glicose 25 mg%. Látex negativo para meningococo, hemófilo e pneumococo. O diagnóstico provável é:
A sintomatologia do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode apresentar três subtipos: predominantemente desatento (seis sintomas ou mais de desatenção e < 6 sintomas de hiperatividade/compulsividade), predominantemente hiperativo/impulsivo (seis sintomas ou mais de hiperatividade/compulsividade e < 6 sintomas de desatenção) ou combinado (seis ou mais sintomas em ambas as dimensões). É critério de HIPERATIVIDADE/COMPULSIVIDADE:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente as lacunas do trecho abaixo: Na síndrome da veia cava superior, o fluxo pode ser bloqueado por compressão extrínseca, trombose, invasão direta ou infiltração tumoral da parede do vaso, ou por uma combinação desses mecanismos. Antes da década de 1950, a maioria das causas eram...... como, por exemplo, ........ . A partir de então, houve um incremento nas causas ............ , e hoje a mais frequente é ......... .
Compartilhar