Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Entre as opções abaixo relacionadas sobre os tumores da tireoide, assinale a alternativa CORRETA:

A
metástases em linfonodos cervicais são mais comuns no carcinoma folicular do que no tipo papilar.
B
o carcinoma anaplásico é o tipo predominante em pacientes com história de exposição à radiação.
C
pacientes submetidos à lobectomia por outro motivo, nos quais se encontra um carcinoma microscópico, devem completar a tireoidectomia devido à alta taxa de lesões múltiplas.
D
não há diferença na sobrevida dos pacientes que são submetidos à lobectomia com istmectomia e aqueles submetidos à tireoidectomia total no carcinoma papilar.
Recém-nascido pré-termo, sexo masculino, nascido de cesárea eletiva. Idade gestacional 36 semanas e 5 dias, pesando 2790 g, apresentando apgar de 8 e 9 no primeiro e quinto minuto, respectivamente. Logo após o nascimento, evoluiu com tiragem intercostal, gemência e dispneia, necessitando de oxigenioterapia. Realizado raio X de tórax, com presença de líquido nas fissuras interlobares, discreto aumento da área cardíaca e hiperaeração da trama broncovascular. Em relação ao Desconforto Respiratório, é correto afirmar:
O objetivo do acompanhamento pré-natal é o de assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável sem impacto para a saúde materna, incluindo os aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. Sobre a Assistência Pré-Natal realizada nas Unidades de Saúde da Família, assinale a assertiva INCORRETA:
Leia o caso clínico abaixo e analise as assertivas que se seguem. Seu Francisco, 48 anos, foi morar na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Vila Alegre. Procurou atendimento médico por apresentar quadro de tosse há 3 meses, associado à anorexia, perda de peso, febre vespertina e sudorese noturna. Referia ser alcoolista de longa data. Já havia iniciado tratamento para Tuberculose com Esquema I na USF onde morava, mas havia interrompido tratamento há 20 dias. Após exame clínico completo e realização da Lista de Problemas, o médico, junto à equipe, I. considerou o caso como uma transferência entre Unidades de Saúde da Família, não sendo necessária nova notificação. II. considerou o caso como abandono ao tratamento, associando Etambutol ao Esquema I. III. encaminhou ao CAPS AD para tratamento do alcoolismo. IV. solicitou ao ACS visitas domiciliares quinzenais para a realização de doses supervisionadas. Assinale a alternativa correta:
A Hanseníase é um problema de Saúde Pública em nosso país, considerado como um dos problemas prioritários para intervenção pelo Pacto pela Vida, que estabeleceu como meta o patamar de eliminação como problema de Saúde Pública, ou seja, menos de 1 caso por 10.000 habitantes em todos os municípios considerados prioritários até 2006. Um desses municípios, com 1.000.000 de habitantes, havia registrado, em janeiro do mesmo ano, 2.000 casos da doença em tratamento. Ao longo do ano, 500 casos novos foram identificados e 300 tiveram alta por cura. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar