Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Dermatologia

Entre janeiro/1999 e junho/2008 foram notificados 1.215 casos autóctones de leishmaniose visceral no Estado de São Paulo, a maioria adquirida em área urbana. Nesse contexto, assinale a alternativa que ilustra corretamente reservatório e vetor.

A
Cães - Anopheles sp.
B
Felídeos - Trypanossoma cruzi.
C
Cães - Lutzomyia longipalpis.
D
Roedores urbanos - Anopheles sp.
E
Seres humanos - Lutzomyia longipalpis.
A Sífilis é uma doença infectocontagiosa de evolução sistêmica e crônica. Estima-se que mais de novecentos mil casos novos ocorram a cada ano no Brasil. Na gravidez é considerada de extrema gravidade, e seu tratamento adequado é de fundamental importância. Levando-se em consideração o tratamento adequado da sífilis na gravidez, assinale a correta:
Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu ainda episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax, sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos. A alternativa que contém o diagnóstico mais provável da paciente é:
O adenoCa gástrico envolvendo até a serosa, com acometimento em 02 linfonodos e ausência de metástases à distância, se classifica corretamente como:
Na criança com varicela:
Compartilhar