Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Dermatologia

Dermatologia

Entre janeiro/1999 e junho/2008 foram notificados 1.215 casos autóctones de leishmaniose visceral no Estado de São Paulo, a maioria adquirida em área urbana. Nesse contexto, assinale a alternativa que ilustra corretamente reservatório e vetor.

A
Cães - Anopheles sp.
B
Felídeos - Trypanossoma cruzi.
C
Cães - Lutzomyia longipalpis.
D
Roedores urbanos - Anopheles sp.
E
Seres humanos - Lutzomyia longipalpis.
Quanto à ventilação com pressão controlada (PCV) e a ventilação com suporte de pressão (PSV):
Homem de 48 anos de idade, vítima de atropelamento por veículo de carga foi devidamente removido e, ao chegar ao centro hospitalar, observa-se esmagamento de membros inferiores. Paciente está consciente, pontuação na escala de coma de Glasgow = 12; respiração espontânea, frequência respiratória = 22 movimentos/min; cateter nasal de O2 com 2 L/min, saturação não invasiva de O2 = 94 mmHg; frequência cardíaca = 102 batimentos/minuto, pressão arterial = 100 X 70 mmHg, equimose na face lateral esquerda do tórax, com crepitação na projeção do 8º e 9º arcos costais à palpação local. Sem exteriorização de sangramento. Realizados os procedimentos necessários para estabilização do paciente e colhidos rapidamente os exames subsidiários. Alguns minutos depois o técnico do laboratório telefona para a sala de admissão, preocupado com os resultados dos exames laboratoriais, devido a:
A depressão na infância e na adolescência pode representar graves riscos, incluindo o suicídio. Indique a opção NÃO associada a um sinal de depressão:
Paciente do sexo masculino, 42 anos, com antecedente de esquizofrenia, em uso de neuroléptico e benzodiazepínico, apresenta quadro agudo de febre, rigidez muscular, alteração do nível de consciência e instabilidade autonômica. Exames laboratoriais revelam aumento do nível de creatinofosfoquinase e leucocitose. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar