Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nefrologia

Entre os itens abaixo, qual não é considerado indicação para o uso de plasma?

A
Expansão de volume em pacientes hemodinamicamente instáveis.
B
Sangramento microvascular difuso por coagulopatia.
C
Necessidade de reversão dos efeitos cumarínicos.
D
Pacientes com púrpura trombocitopênica trombótica.
E
Pacientes com síndrome hemolítico-urêmica.
Uma menina de 2 meses de idade apresenta desde o nascimento epífora de ambos os olhos, exsudato mucopurulento abundante principalmente ao acordar. A mãe se queixa de estar sempre limpando os olhos da criança e que está sendo pressionada pelas avós pela manutenção até então do problema. Ao exame ocular, encontramos crosta amarelada bilateral em pálpebras inferiores, conjuntivas sadias e sem hiperemia, movimentação ocular extrínseca e intrínseca preservadas. Qual o provável diagnóstico da criança?
Um récem-nascido que sofreu asfixia perinatal apresenta hematúria macroscópica, aumento do rim esquerdo, anemia microangiopática e trombocitopenia. Qual o provável diagnóstico?
Adulto jovem, masculino, apresentando tumor cístico cervical mediano abaixo do osso hioide. Ao exame físico manobra de Sistrunk positiva. Qual o principal diagnóstico etiológico?
Paciente submetido à gastrectomia total com linfadenectomia a D2 para o tratamento de adenocarcinoma do tipo difuso de Lauren, localizado no corpo gástrico. Apresentou no primeiro dia de pós-operatório, febre de 38ºC. Ao exame, FR: 22 irpm, FC: 100 bpm, PA: 130 x 70 mmHg, MV diminuído difusamente. Queixava-se de dor no andar superior do abdome que piorava à palpação. Em relação a este caso, qual das condutas abaixo é a mais adequada?
Compartilhar