Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Entre os principais distúrbios metabólicos encontrados nos pacientes graves está a hiperglicemia e esta deve ser controlada baseando-se no seguinte conceito:

A
Manter glicemia entre 150 e 200mgdl com hipoglicemiante oral nos casos agudos.
B
Insulina simples em infusão continua quando glicemias maiores do que 200mgdl.
C
Insulina em bolas conforme glicemia capilar associado a insulina NPII diária na primeira descompensação.
D
Insulina simples subcutânea nos estados de choque.
E
N.r.a.
Paciente, 55 anos de idade, acompanhado no ambulatório de cirurgia do aparelho digestivo com diagnóstico de megacólon chagásico, evolui com dor de forte intensidade de início subido em perna e pé à direita, associado a frialdade, palidez e diminuição de sensibilidade em artelhos. Paciente não estava em uso de medicação que não fosse uso esporádico de laxantes e negava história de tabagismo. Realizado o diagnóstico sindrômico de oclusão arterial aguda, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o local mais acometido por essa complicação, nesse perfil de paciente.
Pacientes que apresentam claudicação intermitente têm os seguintes sintomas, com exceção de:
Dor + Delirium. Mulher de 69 anos, está internada há três dias para tratamento de úlcera sacral infectada. É acamada há dois anos, após internação prolongada em UTI para tratamento de pneumonia. Está em uso de Ciprofloxacino 750mg via oral de 12/12h e Metronidazol 500mg via oral de 8/8h, insulina NPH 42 UI/dia, insulina regular 18 UI/dia, ranitidina 150mg via oral de 8/8h, paracetamol 1000mg via oral de 6/6h e codeína 30mg via oral de 4/4h. Nesta manhã foi submetida a desbridamento mecânico da úlcera pela equipe da enfermagem, com remoção completa do material necrótico. Segundo relato da enfermagem, não há exposição óssea. Exame laboratoriais da rotina: Hemograma: Hb= 9,3g/dL; leucócitos= 22800/mm3 (segmentados=18400/mm3, linfócitos= 1800/mm3); plaquetas= 455.000/mm3. RNI= 1,2. Ureia=107 mg/dL. Creatinina= 2,3mg/dL. K=4,7 mEq/L. Na= 156 mEq/L. Você é chamado no início do seu plantão noturno pois a paciente queixa-se de muita dor no local da úlcera sacral, mesmo após a medicação prescrita de horário. A conduta é:
Quais são as hipóteses diagnósticas de um Recém-nascido com incapacidade de eliminar mecônio nas primeiras 24 horas de vida?
Compartilhar