Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Entre os principais distúrbios metabólicos encontrados nos pacientes graves está a hiperglicemia e esta deve ser controlada baseando-se no seguinte conceito:

A
Manter glicemia entre 150 e 200mgdl com hipoglicemiante oral nos casos agudos.
B
Insulina simples em infusão continua quando glicemias maiores do que 200mgdl.
C
Insulina em bolas conforme glicemia capilar associado a insulina NPII diária na primeira descompensação.
D
Insulina simples subcutânea nos estados de choque.
E
N.r.a.
Um lactente com 6 meses de vida foi com a mãe ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento. Revendo a história, o pediatra observou que o bebê nasceu de parto vaginal após uma gestação de baixo risco. Chorou forte ao nascer e permaneceu o tempo todo com a mãe no alojamento conjunto. Recebeu alta com 48 horas de vida, sendo amamentado exclusivamente ao seio materno e sem intercorrência clínica. O cartão de vacinação está atrasado e ele tomou apenas a primeira dose da vacina contra a hepatite B, ainda no hospital. A mãe referiu que a criança era amamentada exclusivamente ao seio até o momento da consulta. Com base nessa situação, julgue os seguintes itens. I- O fato de a criança ter permanecido em alojamento conjunto contínuo por 48 horas contribuiu para a manutenção do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. II- Considerando que a criança tenha pesado 3.000 g ao nascer, seria correto esperar que, no momento da consulta, ele pesasse aproximadamente 7.000 g. III- Segundo o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde do Brasil, a criança em questão deveria ser imunizada com as seguintes vacinas: BCG intradérmico, segunda dose da vacina contra hepatite B, primeira dose da vacina tetra, antipoliomielite e contra rotavírus. IV- O pediatra deve recomendar a introdução de alimentos sólidos complementares, começando com uma fruta pela manhã ou tarde e papas de legumes no horário do futuro almoço. V- A próxima visita de controle deve ser feita aos 9 meses de vida da criança. A quantidade de itens certos é igual a:
Em que situação específica a cirurgia de esplenectomia NÃO pode ser indicada?
Você é chamado para atender um RN masculino, de termo, pequeno para idade gestacional, filho de mãe primigesta, tabagista, com pré natal sem intercorrências, APGAR 7/8, e que, com 4 horas de vida, em alojamento conjunto evolui com quadro de letargia, choro fraco e, 20 min após, uma crise convulsiva. O diagnóstico mais provável é:
Atualmente as equipes cirúrgicas vêm adotando a conduta conservadora no trauma esplênico. Sobre esse tipo de traumatismo, assinale a alternativa correta:
Compartilhar