Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Cardiologia

Nefrologia

Hepatologia

Entre todas as patologias que se manifestam ou se agravam no decorrer da gravidez, a hipertensão é a mais frequente e que se acompanha de maior morbimortalidade materna e perinatal. As alterações estruturais nos rins e fígado maternos podem ser comumente representadas respectivamente por:

A
Hiperplasia celular justaglomerular e esteatose hepática.
B
Hiperplasia endotelial capilar glomerular e hematoma subcapsular.
C
Endoteliose capilar glomerular e necrose hemorrágica focal.
D
Lesão da alça de Henle e Peri-hepatite.
Laércio, 1 ano de idade, regularmente vacinado, iniciou, à noite, quadro súbito de coriza leve e rouquidão. Posteriormente, evoluiu com tosse metálica, agitação, inspiração ruidosa e dificuldade respiratória, porém, sem febre. Atualmente, podemos ter como hipótese mais provável:
Jonas tem 32 anos, trabalha em caldeira de navio e encontra-se em auxílio doença pelo INSS. Sua perícia de reavaliação está agendada para daqui à dois meses. Procura atendimento na UPA queixando-se de dor intensa em ambos os joelhos. Nesta ocasião o exame articular foi normal. A utilização de anti-inflamatórios e analgésicos (dipirona e tramadol) não trouxe alívio da dor. Encaminhado ao ambulatório realizou investigação laboratorial e radiológica sem evidências de alterações mantendo exame clínico normal. O diagnóstico mais provável para Jonas é:
Com relação aos efeitos colaterais da fluoexetina, a assertiva incorreta é:
Qual o dado mais sensível ao exame clínico, para diagnóstico de pneumonias na infância?
Compartilhar