Episódios reacionais ou estados reacionais ou reações hansênicas são reações do sistema imunológico do doente ao Mycobacterium leprae, reações essas que se apresentam através de episódios inflamatórios agudos ou sub-agudos. Podem acometer tanto os pacientes paucibacilares como os multibacilares. Assinale a ALTERNATIVA INCORRETA:
A
Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os primeiros meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo, nesse caso após a cura do paciente.
B
Os estados reacionais são a principal causa de lesões dos nervos e de incapacidades provocadas pela Hanseníase.
C
O diagnóstico dos episódios reacionais hansênicos é caracterizado pelo aumento do número de globías, observado no exame baciloscópico.
D
Se o estado reacional for diagnosticado durante o tratamento PQT/OMS, deve-se mantê-lo e iniciar o tratamento específico para a reação.
E
Para o tratamento da reação tipo 2, a talidomida é utilizada mesmo em mulheres em idade fértil, desde que orientadas sobre os efeitos teratogênicos dessa droga e assegurada a contracepção.
Outras questões
Assinale a alternativa que apresenta uma substância que inibe a liberação de gastrina e de insulina, reduz a motilidade gastrointestinal e é produzida no pâncreas, estômago e intestinos.
São achados ecográficos que corroboram o diagnóstico de apendicite aguda, EXCETO:
Paciente masculino, 47 anos, chega ao hospital queixando-se de dor abdominal generalizada, de forte intensidade, tipo cólica, com intervalos de 15 minutos. Sente náuseas, nega vômitos e evacuou há 12 horas. Apresenta-se taquicárdico, hipotenso, abdome distendido, com cicatriz cirúrgica antiga sobre o ponto de McBurney. Avaliação bioquímica mostra hematócrito 47%, 9.000 leucócitos, Na 130, K 2,9, creatinina 2,1 e amilase 643 UI. Levando-se em consideração o quadro acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta uma droga de primeira linha no manuseio da hemorragia digestiva por ruptura de varizes esofágicas em comparação prospectiva e randomizada com escleroterapia, capaz de demonstrar aumento de sobrevida em estudos randomizados com placebo.