Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Episódios reacionais ou estados reacionais ou reações hansênicas são reações do sistema imunológico do doente ao Mycobacterium leprae, reações essas que se apresentam através de episódios inflamatórios agudos ou sub-agudos. Podem acometer tanto os pacientes paucibacilares como os multibacilares. Assinale a ALTERNATIVA INCORRETA:

A
Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os primeiros meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo, nesse caso após a cura do paciente.
B
Os estados reacionais são a principal causa de lesões dos nervos e de incapacidades provocadas pela Hanseníase.
C
O diagnóstico dos episódios reacionais hansênicos é caracterizado pelo aumento do número de globías, observado no exame baciloscópico.
D
Se o estado reacional for diagnosticado durante o tratamento PQT/OMS, deve-se mantê-lo e iniciar o tratamento específico para a reação.
E
Para o tratamento da reação tipo 2, a talidomida é utilizada mesmo em mulheres em idade fértil, desde que orientadas sobre os efeitos teratogênicos dessa droga e assegurada a contracepção.
Paciente de 65 anos, 70 kg, internado há 24 horas com o diagnóstico de pancreatite aguda, apresentou um quadro de insuficiência respiratória aguda de rápida evolução, com hipoxemia não-responsiva à suplementação de oxigênio. Evoluiu com necessidade de intubação orotraqueal e foi encaminhado à UTI. Chegou hipotenso (PA = 80/40 mmHg), taquicárdico, cianótico. Radiografia de tórax com infiltrados alveolares difusos nos quatro quadrantes pulmonares. Presença de secreção rósea pela cânula orotraqueal. O paciente foi colocado em ventilação mecânica (VM) com os seguintes parâmetros: modo assistido-controlado a volume, volume corrente de 560 ml, fluxo inspiratório de 60 L/min, frequência respiratória de 20/min, FiO2 de 100%, PEEP de 8 cmH2O. Gasometria após início da VM mostrava: pH = 7,32, PaO2 = 150 mmHg, SaO2 = 92%, PaCO2 = 35 mmHg, Bic = 16,7. Foi realizada a inserção de um cateter de artéria pulmonar que demonstrou uma pressão da artéria pulmonar ocluída (PAPO) de 14 mmHg e uma pressão venosa central (PVC) de 12 mmHg. Com base nesse quadro, assinale a alternativa correta.
Considerando-se o caso da questão acima, quais ajustes ventilatórios devem ser realizados para se prevenirem injúrias relacionadas à ventilação mecânica?
O propofol é uma das principais drogas utilizadas para sedação de pacientes criticamente enfermos. Sobre essa droga, assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre o delirium, que pode ocorrer em até 80% dos pacientes em ventilação mecânica, é correto afirmar:
Compartilhar