Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Episódios reacionais ou estados reacionais ou reações hansênicas são reações do sistema imunológico do doente ao Mycobacterium leprae, reações essas que se apresentam através de episódios inflamatórios agudos ou sub-agudos. Podem acometer tanto os pacientes paucibacilares como os multibacilares. Assinale a ALTERNATIVA INCORRETA:

A
Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os primeiros meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo, nesse caso após a cura do paciente.
B
Os estados reacionais são a principal causa de lesões dos nervos e de incapacidades provocadas pela Hanseníase.
C
O diagnóstico dos episódios reacionais hansênicos é caracterizado pelo aumento do número de globías, observado no exame baciloscópico.
D
Se o estado reacional for diagnosticado durante o tratamento PQT/OMS, deve-se mantê-lo e iniciar o tratamento específico para a reação.
E
Para o tratamento da reação tipo 2, a talidomida é utilizada mesmo em mulheres em idade fértil, desde que orientadas sobre os efeitos teratogênicos dessa droga e assegurada a contracepção.
Paciente politraumatizado dá entrada na emergência com glasgow de 8. Realizou TC Crânio que mostrou hematoma extra-dural. Durante uma cirurgia para drenagem apresentou hipotensão recorrente e taquicardia. Não há evidência de hemorragia externa. A conduta adequada é:
Em um paciente submetido à apendicectomia, o exame histopatológico revelou tumor carcinoide de 2,6 cm em terço médio do apêndice. A conduta adequada é:
Homem de 65 anos apresentando quadro de infecção urinária de repetição + pneumatúria e fecalúria. A principal causa para este quadro clínico é:
Paciente do sexo feminino, 34 anos, apresentando quadro de hipertensão, fraqueza, cãimbras e poliúria. Exames laboratoriais evidenciaram hipocalemia, secreção elevada de aldosterona e supressão da atividade da renina plasmática. A principal causa desta situação clínica é:
Compartilhar