Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Episódios reacionais ou estados reacionais ou reações hansênicas são reações do sistema imunológico do doente ao Mycobacterium leprae, reações essas que se apresentam através de episódios inflamatórios agudos ou sub-agudos. Podem acometer tanto os pacientes paucibacilares como os multibacilares. Assinale a ALTERNATIVA INCORRETA:

A
Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os primeiros meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo, nesse caso após a cura do paciente.
B
Os estados reacionais são a principal causa de lesões dos nervos e de incapacidades provocadas pela Hanseníase.
C
O diagnóstico dos episódios reacionais hansênicos é caracterizado pelo aumento do número de globías, observado no exame baciloscópico.
D
Se o estado reacional for diagnosticado durante o tratamento PQT/OMS, deve-se mantê-lo e iniciar o tratamento específico para a reação.
E
Para o tratamento da reação tipo 2, a talidomida é utilizada mesmo em mulheres em idade fértil, desde que orientadas sobre os efeitos teratogênicos dessa droga e assegurada a contracepção.
Lactente de 18 meses, sem antecedentes alérgicos apresenta sintomas de resfriado comum por dois dias, com febre baixa, que evoluem subitamente para tosse ladrante e rouquidão. Ao ser levado para pronto-atendimento, observa-se estridor inspiratório à ausculta e hiperemia de orofaringe. Melhora rapidamente com uma nebulização contendo adrenalina e é liberado para casa, com prescrição de dexametasona via oral. O diagnóstico mais provável é o de:
São princípios básicos no tratamento cirúrgico das fraturas, exceto:
Um motorista de lotação, com 40 anos de idade, vem à USF com queixa de lombalgia há três dias, levando a dificuldade de se curvar, comprometendo sua atividade devido à dor intensa que se agrava com o decorrer do dia, durante o seu trabalho. Em uma escala decimal de dor, o paciente classificou a sua no grau 6. Ao exame físico não se evidenciou sinal de comprometimento radicular, com contratura importante da musculatura da região lombar. O paciente está ansioso e veio à unidade de saúde para que fosse solicitado um exame radiológico, pois acha que seu caso é sério. Você, como médico assistente:
Recentemente, estudiosos publicaram alguns marcadores como sinais maiores e menores para classificar um lactente com sibilância recorrente como asmático. Qual contém sinais maiores?
Compartilhar